E foi lançado o Shotcut 23.04 com suporte a Qt 6 e FFmpeg 6, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD. Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros. Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, Dan Dennedy lançou o Shotcut 23.04 como a versão estável mais recente, adicionando novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.
Novidades do Shotcut 23.04
Construído usando os frameworks Qt 6 e FFmpeg 6 mais recentes, o próximo lançamento do Shotcut 23.04 promete suporte aprimorado a Wayland, uma compilação ARM64 (AArch64) do binário Flatpak, otimização da linha do tempo, visualizações mais rápidas para a maioria dos videoclipes sem filtros e multi-threading adicional em leitura de arquivos de áudio/vídeo.
O Shotcut 23.04 também reintroduzirá o recurso GPU Effects, que foi bastante aprimorado para ter mais desempenho e estabilidade.
GPU Effects agora vem com novas funcionalidades, como suporte de ponta a ponta para fontes de 10 bits, filtros de texto, escopos de vídeo, estabilização e suporte para mostrar apenas ou todos os filtros de GPU ao pesquisar “gpu” em Filtros.
Outras mudanças dignas de nota no Shotcut 23.04 incluem a capacidade de salvar e carregar conjuntos de filtros, uma predefinição de exportação de 10 bits na categoria “ten_bit”, um desentrelaçador YADIF mais rápido e de melhor qualidade, um desentrelaçador BWDIF, um filtro de vídeo de correção de lente, idioma hebraico suporte e um controle de retângulo visual para o filtro Mask: Simple Shape.
Um filtro de vídeo Motion Tracker também estará disponível no próximo lançamento principal do Shotcut, que também apresenta um botão “Carregar quadros-chave do Motion Tracker” para o pino de canto, máscara: forma simples, tamanho, posição e rotação e tamanho e posição ( GPU), bem como dois novos filtros de tempo, ou seja, Speed: Forward Only e Speed: Forward & Reverse.
Obviamente, vários bugs serão corrigidos para melhorar a funcionalidade existente no aplicativo, como busca em arquivos de áudio FLAC brutos, rolagem horizontal da linha do tempo usando a roda do mouse em sistemas Linux e macOS, recursos de gravação de áudio e muito mais.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu