E foi lançado o Shotcut 22.9 com suporte inicial para animações WebP, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD. Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros. Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, o editor de vídeo gratuito, de código aberto e multiplataforma Shotcut 22.09 com novos filtros de vídeo, novo suporte a arquivos e muitas outras melhorias.
Novidades do Shotcut 22.09
O Shotcut 22.09 está aqui três meses após o Shotcut 22.06, a última versão estável do software, e apresenta suporte inicial para a leitura de animações WebP, dois novos filtros de vídeo (Fisheye e GPS Graphic), encaixe no playhead para Keyframes e a capacidade de exibir clipes de áudio sem arte do álbum.
Outra novidade nesta versão é o utilitário gopro2gpx que permite exportar um arquivo GPX de um vídeo GoPro via Propriedades > Exportar GPX, uma nova opção Redefinir em Configurações para ajudá-lo a redefinir todas as configurações (incluindo as ocultas), bem como novas alpha Operação, Reverter e Inverter parâmetros para a Máscara: Desenhe o filtro de vídeo.
Outra mudança interessante no Shotcut 22.09 é a capacidade de arrastar-rolagem/pan pressionando o botão do meio do mouse nos quadros-chave, na linha de tempo e no player embutido quando ampliado.
Além disso, a nova versão do Shotcut adiciona uma entrada Actions and Shortcuts em o menu Ajuda para fornecer aos usuários uma pesquisa de ação unificada e um editor de atalhos e também substituir o antigo item de menu Atalhos de teclado.
Além de tudo isso, o Shotcut 22.09 melhora o suporte para transições de vídeo personalizadas, implementando uma visualização rápida das propriedades de transição e um botão favorito nas propriedades da transição e o filtro de vídeo ‘Máscara: do arquivo’, além da capacidade de listar todos os arquivos na pasta de transições nas Propriedades da transição, o filtro de vídeo ‘Máscara: Do arquivo’ e a caixa de diálogo Gerador de apresentação de slides.
Também foi aprimorado o seletor de Filtros, que ganhou suporte para um pequeno ícone animado e palavras-chave traduzíveis para facilitar a busca.
Vários bugs foram corrigidos para melhorar as funções Move Track Up ou Move Track Down, Old Film: Scratches video filter, File > Open MLT XML as Clip, Text: Rich filter e outras funcionalidades.
Também vale a pena mencionar o fato de que a nova versão do Shotcut descontinua e oculta o filtro de vídeo Lens Correction devido à sua baixa qualidade e à introdução do filtro de vídeo Fisheye.
Sob o capô, o Shotcut 22.09 é fornecido com FFmpeg 5.1, decodificador dav1d 1.0 AV1, codificador AOM 3.4.0 AV1, codificador libvpx 1.12.0 VP8/9, algoritmo de avaliação de qualidade de vídeo VMAF 2.3.1 e software Glaxnimate 0.5.1 SVG.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu