E foi lançado o Shotcut 22.06 com Glaxnimate, expansão de quadros-chave, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD. Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros. Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, o editor de vídeo gratuito, de código aberto e multiplataforma Shotcut 22.06 foi lançado após vários meses de trabalho, com mais novos recursos e muitas correções de bugs.
Novidades do Shotcut 22.06
Dois meses se passaram desde o lançamento do Shotcut 22.04, e agora os usuários deste poderoso editor de vídeo têm uma nova atualização para desfrutar. O Shotcut 22.06 está aqui com uma grande novidade, ou seja, a integração do programa de desenho e animação vetorial Glaxnimate 2D.
Na nova versão do Shotcut, o Glaxnimate está incluído no editor de vídeo e permite aplicar máscaras complexas ao seu videoclipe por meio do novo filtro de vídeo Mask: Draw (Glaxnimate). Além disso, há também uma visualização na linha do tempo do Shotcut no Glaxnimate.
Confira este vídeo para um tutorial rápido sobre como o mascaramento com Glaxnimate funciona, e também este vídeo se você quiser ver o fluxo de trabalho Shotcut-Glaxnimate em ação.
Outra novidade no Shotcut 22.06 é a expansão do suporte a Keyframes para os filtros de áudio Low Pass, High Pass e Reverb, a capacidade de ler os formatos de animação Lottie e rawr JSON como um videoclipe, um novo atalho de teclado (Ctrl+Alt+A) para selecionar todos os clipes na faixa atual, bem como uma nova entrada de menu (Abrir outro > Animação) para fazer um novo desenho ou animação.
Além disso, a nova versão do Shotcut adiciona a opção Timeline > menu > More > Align To Reference Track para permitir que você sincronize clipes com base em áudio semelhante, adiciona a opção Edit… to Timeline > Output > Properties e adiciona uma caixa de diálogo de opções ao arquivo > Exportar > Marcadores como item de menu Capítulos para permitir que você exclua cores ou inclua marcadores de intervalo.
Há também várias correções de bugs na versão Shotcut 22.06 para melhorar várias funcionalidades, como Remapeamento de tempo > Modo de imagem > Função de mesclagem, marcadores de ondulação, corte de clipes de vídeo na linha do tempo, reparo de projetos com proxy ativado, mesclagem de faixas de vídeo, arrastar arquivos não pesquisáveis para a lista de reprodução, alterar a cor de um clipe de cor e muito mais.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu