E foi lançado o Shotcut 22.03.30 com novos recursos, melhorias e correções. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD. Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.
Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros. Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.
O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.
O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.
Agora, Dan Dennedy lançou o Shotcut 22.03.30 como a versão estável mais recente, adicionando novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.
Novidades do Shotcut 22.03.30
Agora apoiado pelo mais recente e melhor framework multimídia de código aberto FFmpeg 5.0, o Shotcut 22.03.30 adiciona suporte multi-threading para todo o dimensionamento de vídeo implícito, bem como para vários filtros de vídeo, incluindo Blur: Box, Blur: Gaussian, Color Grading, Inverter cores, máscara: do arquivo, filme antigo: granulado, filme antigo: arranhões, filme antigo: tecnocolor, refletir, sépia, esboço, removedor de manchas, limiar, vinheta e onda.
O Shotcut 22.03.30 também adiciona a capacidade de reordenar faixas arrastando e soltando um cabeçalho de faixa, adiciona um novo recurso Color Range em Export > Advanced > Video, adiciona uma opção “Convert to Edit-friendly” ao abrir um arquivo de vídeo HDV, adiciona um botão Gravar áudio na barra de ferramentas Timeline e adiciona um novo filtro de áudio chamado Stereo Enhancer.
Além disso, o Shotcut agora apresenta um painel Exibir > Notas que pode ser acessado pelo atalho de teclado Ctrl+Shift+0, apresenta dicas de ferramentas para clipes da Linha de tempo e adiciona suporte para adicionar marcadores em torno de clipes selecionados por meio do menu Marcadores > Adicionar marcadores Ao redor do menu Clipes selecionados ou do atalho de teclado Alt+M, que substitui a opção Entre outras mudanças dignas de nota, o Shotcut 22.03.30 melhora a sincronização de áudio/vídeo em Propriedades > Inverter, remove a opção Linha do tempo > Copiar linha do tempo para a origem.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Shotcut 22.03.30 melhora a sincronização de áudio/vídeo no menu Propriedades > Reverso, restaura a opção “Usar formas de onda de alto desempenho” no menu Linha de tempo, altera a ferramenta de linha de comando de fusão para não ser mais sensível ao local por padrão, altera “Q” em Equalizador: Paramétrico para Largura de banda em oitavas e altera os trabalhos de captura em segundo plano para usar uma prioridade de processo alta.
Além disso, esta versão altera os Filtros de colagem para não colar mais um filtro somente de clipe em uma faixa, bem como para não colar mais um filtro que só pode ser adicionado uma vez, melhora a precisão de View > Scopes > Audio Peak Meter recurso, melhora a velocidade do filtro de vídeo Filme antigo: projetor e não mostra mais a caixa de diálogo Converter para edição amigável ao abrir um vídeo HLG HDR.
Obviamente, vários problemas que estavam presentes em versões anteriores foram resolvidos.
Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Shotcut
Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu