Conheça o Shift6mq, um smartphone modular e reparável… e que agora já consegue executar o Linux. Confira os detalhes desse aparelho.
Shift é uma empresa alemã que produz smartphones projetados para a sustentabilidade graças a um design modular que facilita a realização de seus próprios reparos se você precisar trocar as baterias ou substituir um monitor quebrado, câmera, alto-falante, porta USB ou qualquer outro papel.
Teoricamente, isso deveria ser suficiente para permitir que um telefone como o Shift6mq durasse anos.
Mas o suporte de hardware só leva você até agora – o smartphone de € 699 é movido por um processador Qualcomm Snapdragon 845, que é um chip mais antigo que a Qualcomm deixará de oferecer suporte em breve, o que significa que é improvável que este telefone continue recebendo atualizações importantes do Android após 2023.
Mas pode ser aí que o Linux entra.
Shift6mq, um smartphone modular e reparável… agora com Linux
Desenvolvedores independentes têm trabalhado muito para oferecer suporte ao kernel Linux principal para dispositivos com processadores Qualcomm Snapdragon 845 e, em um relatório para TuxPhones, o desenvolvedor Caleb Connolly escreve que o Shift6mq já está muito perto de ser utilizável com distribuições Linux como postmarketOS.
Shift enviou a Connolly um telefone para teste, e antes mesmo dele chegar Connolly foi capaz de trabalhar com o desenvolvedor da Shift Alexander Martinz para colocar o postmarketOS com um kernel Linux 5.16 inicializando no Shift6mq.
O WiFi e o áudio ainda não estão funcionando, mas a tela, a tela sensível ao toque e o modem já estão funcionando.
Se o desenvolvimento continuar nesse ritmo, é fácil imaginar que, quando as atualizações do Android não estiverem mais disponíveis para o telefone, o Linux pode ser uma alternativa viável… pelo menos para alguns usuários.
Here it is peeps, #Linux 5.16-rc1 + @postmarketOS up and running on the @shiftphones SHIFT6mq. Most things seem to work (including the modem) But unfortunately WiFi is having some issues.
Thanks a lot to @glundner (@shiftphones) for bringing up initial touch and display support. pic.twitter.com/YqZOr4fQNZ
— caleb ???️? (@calebccff) November 30, 2021
Neste ponto, o Linux mobile ainda é um trabalho em andamento e muitas pessoas que estão acostumadas com a simplicidade, confiabilidade e acesso a milhões de aplicativos móveis que você obtém com o Android ou iOS ficariam desapontados com um telefone Linux.
Mas o Linux móvel está cada vez melhor e pode ser particularmente útil para telefones como o Shift6mq, que são projetados com a sustentabilidade em mente.
É especialmente encorajador ver um funcionário da Shift contribuindo ativamente com o suporte Linux para o telefone.
O Shift6mq está atualmente disponível na Alemanha por € 699 mais IVA e, além de um processador Snapdragon 845, o telefone tem uma tela FHD AMOLED de 6 polegadas, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e uma bateria de 3850 mAh.
O aparelho possui duas câmeras traseiras, um leitor de cartão microSDXC, uma porta USB Type-C, conector de fone de ouvido de 3,5 mm e suporte para WiFi 5, Bluetooth 5.0 e NFC.
Além do suporte inicial para Linux principal, o telefone vem com um bootloader desbloqueado para oferecer suporte a ROMs Android personalizados.