SFC pediu que desenvolvedores saiam do GitHub por causa do Copilot

E o SFC pediu que desenvolvedores saiam do GitHub por causa do Copilot, o serviço de assistência à escrita de código da Microsoft.

Como você sabe, o GitHub é o maior repositório de código-fonte aberto do mundo. E a Microsoft adquiriu o GitHub em 2018 por mais de sete bilhões de dólares.

No centro do problema que explodiu a comunidade Open Source nos últimos dias está o serviço GitHub Copilot, uma ferramenta de assistência à escrita de código impulsionada por inteligência artificial (IA) que a empresa acaba de lançar.

SFC pediu que desenvolvedores saiam do GitHub por causa do Copilot

SFC pediu que desenvolvedores saiam do GitHub por causa do Copilot

O novo serviço da Microsoft para escrever automaticamente código baseado em IA, Copilot, provocou indignação na comunidade Open Source.

“A Microsoft adora código aberto.” Muito foi colocado neste slogan recentemente, apenas para mudar a perspectiva da comunidade Open Source em relação à empresa Redmond.

E enquanto a Microsoft não era mais demonizada como a pior coisa que poderia acontecer ao Open Source, algumas das táticas da gigante de tecnologia de Redmond permaneceram independentemente dos tempos.

Deve ser dito inequivocamente, agora e para sempre, que a Microsoft ama o código aberto! Porém, com uma qualificação adicional: quando pode gerar lucro com isso.

Embora isso possa parecer perfeitamente aceitável do ponto de vista comercial, é exatamente o oposto em relação às violações morais. E a Microsoft fez isso de novo.

E agora chegamos ao cerne da questão. O Copilot é alimentado por texto em linguagem natural e código-fonte disponível abertamente, incluindo código em repositórios públicos do GitHub.

E, claro, você deve ter uma assinatura paga ou um convite especial da Microsoft para acessar o Copilot.

Para colocar de outra forma. Você é um desenvolvedor que contribuiu com conteúdo valioso para vários projetos do GitHub ao longo dos anos. Claro, todos são bem-vindos para usá-lo.

Você ficaria satisfeito se seu código fosse usado para fins lucrativos por um aplicativo de código fechado sem lhe dar crédito? Em sua forma clássica, é aqui que a Microsoft atropela os limites morais.

Em resposta a essa ação, a Software Freedom Conservancy (SFC), uma organização sem fins lucrativos que fornece vários serviços para projetos de software de código aberto, declarou sua intenção de deixar o GitHub e pediu que outros fizessem o mesmo.

“Hoje, temos uma postura mais forte. Estamos encerrando todos os nossos próprios usos do GitHub e anunciando um plano de longo prazo para ajudar os projetos FOSS a migrarem do GitHub.”

Depois que o SFC na semana passada lembrou o GitHub de suas perguntas não respondidas e da recusa em participar de discussões públicas, o GitHub respondeu que não participaria de nenhuma discussão pública ou privada porque “uma conversa mais ampla parecia improvável de mudar sua posição (SFC), e é por isso que nós (GitHub) não respondemos às suas perguntas detalhadas”.

Sem dúvida, uma abordagem arrogante e rude. Em outras palavras, “Saia se você não gosta. Nós não nos importamos”.

Mas o que o GitHub da Microsoft não percebe é que a comunidade Open Source é extremamente sensível a violações das liberdades de software. E a bola de neve que está quicando no topo da montanha pode rolar e se tornar uma avalanche.

A conclusão de tudo isso é óbvia. Para a gigante de tecnologia de Redmond, nunca houve e nunca haverá fronteiras morais que não valem a pena cruzar na busca pelo lucro. Então, eles fizeram isso de novo. Alguém está surpreso?

Deixe um comentário

Sair da versão mobile