Você sabia que os serviços de streaming ilegais podem colocar você em apuros? Não? Conheça o caso YTS e outros detalhes, e entenda.
Ao longo de 2020, as autoridades, bem como as organizações antipirataria, realizaram uma séria repressão aos sites ilegais de streaming e pirataria.
A maior parte do efeito da repressão foi sofrido apenas pelos sites, mas alguns deles também atingiram os usuários diretamente. Quando o YTS foi capturado pelas autoridades, seus proprietários forneceram os endereços IP dos usuários que o utilizaram.
Serviços de streaming ilegais podem colocar você em apuros
O caso acima é apenas um exemplo de como os sites de pirataria desistem de seus usuários assim que eles sentem a pressão. E há um bom motivo para isso também.
O uso de serviços de streaming ilegais para acessar o conteúdo é pirataria e, ao fazer isso, você está criando problemas legais. Existem muitos sites de streaming legais onde você pode acessar o mesmo conteúdo com segurança e ética.
O que é pirataria?
O dicionário Merriam-Webster define pirataria como o uso não autorizado de produção, invenção ou concepção de outra pessoa, especialmente na violação de direitos autorais.
Portanto, quando você usa serviços de streaming ilegais, está praticamente roubando de alguém que investiu tempo e dinheiro escrevendo, filmando e editando um filme.
A palavra pirataria significa originalmente um roubo realizado no mar. Os ladrões que sequestram um navio e roubam os passageiros e a tripulação são chamados de piratas.
Se a internet moderna é um oceano, todos os envolvidos na pirataria são piratas ou, simplesmente, ladrões. Pode parecer legal quando você ouve o slogan “Por que entrar para a Marinha se você pode ser um pirata?”
No entanto, quando você recebe um aviso legal, de repente não é mais tão legal.
Bem, se você está falando em termos de litígio, existem certas maneiras pelas quais o streaming online pode causar problemas.
Se estiver usando streaming ponto a ponto, você está executando a pirataria diretamente. O streaming ponto a ponto inclui serviços como o Bit Torrent Live.
O streaming ilegal significa que você pode ser julgado como um criminoso de acordo com as leis de direitos autorais.
Torrents e downloads ilegais também podem criar problemas para você. O caso recente, conforme afirmado no início deste artigo, é o do YTS.
Os proprietários do YTS deram os endereços IP de usuários que baixaram filmes piratas do site. Esses usuários então receberam e-mails de um escritório de advocacia, pedindo-lhes que pagassem uma multa de até US$ 1000 por pirataria ou fossem processados em tribunal.
Grupos antipirataria estão perseguindo proprietários de 46 sites de pirataria, incluindo Pirate Bay e Tamilrockers.
Em novembro, os EUA e autoridades brasileiras reprimiram uma rede de pirataria em um ataque batizado de Operation 404. No início de agosto, os EUA autoridades, juntamente com 18 outros países, derrubaram uma rede de pirataria chamada The Sparks.
Simplificando, se você assistir ou baixar conteúdo pirateado, há uma chance sólida de acabar tendo problemas legais.
Por que o streaming legal é uma opção melhor?
Os piratas costumam usar a desculpa de preços injustos e distribuição cara de filmes pelas empresas. Bem, esse não é o caso de uma tonelada de serviços legais de streaming que oferecem todo o entretenimento para uma assinatura simplificada.
Um dos muitos problemas com sites de streaming ilegais é que você pode ter problemas legais apenas por assistir a filmes.
Um estudo de 2018 descobriu que você tem uma chance 20% maior de obter malware se estiver visitando sites de pirataria ou sites de streaming ilegais. Sem falar que há adware e a possibilidade de baixar ransomware para seus computadores enquanto usa sites de pirataria.
Da perspectiva do criador também, é simplesmente errado roubar o trabalho de alguém apenas para não ter que desembolsar dinheiro por ele.
O streaming legal é uma opção melhor por causa de serviços como Netflix, Amazon Prime e Disney Plus, entre outros.
Eles têm aplicativos limpos e dedicados, sem ameaças de malware ou adware. Você pode baixar o conteúdo para seus dispositivos e assisti-lo mais tarde.
Além disso, você obtém recursos como compartilhamento para família e watch parties (que permitem que mais de uma pessoa possa assistir sem precisar fazer uma nova assinatura, tudo lega), tudo com streaming legal e de boa qualidade.