O Ministério da Defesa da Índia decidiu substituir o Windows e os serviços de defesa indianos estão migrando para o Linux.
No passado, vimos governos tentando mudar para o Linux para suas necessidades administrativas. Mas, isso geralmente vem com seu próprio conjunto de desafios, desde a interoperabilidade até o treinamento dos usuários finais.
E, ao que parece, o governo indiano está pronto para enfrentar esse desafio mais uma vez, implementando uma distribuição Linux desenvolvida internamente.
Serviços de defesa indianos estão migrando para o Linux
De acordo com um relatório recente, o Ministério da Defesa da Índia decidiu substituir o Windows por uma distribuição Linux desenvolvida internamente chamada ‘Maya’ em todos os computadores conectados à Internet.
Embora os detalhes sejam muito escassos nesta distribuição, sabemos que ela é baseada no Ubuntu e foi desenvolvida localmente em um período muito curto de 6 meses.
Sobre isso, um funcionário não identificado do Ministério da Defesa acrescentou:
O Maya tem a interface e todas as funcionalidades como o Windows e os usuários não sentirão muita diferença ao fazer a transição para ele.
Isso soa promissor porque muitos usuários acham difícil se adaptar a uma nova interface que não é como o Windows. Isso deve, em teoria, ajudá-los a se adaptar a uma distribuição Linux mais rapidamente.
Por que é importante: bem, você vê, a Índia, como a maioria dos países, enfrenta ataques cibernéticos diariamente. Eles variam de ataques de malware a ataques de ransomware, que afetaram infraestruturas críticas no passado.
O Maya foi desenvolvido especificamente como uma forma de impedir tais ataques à infraestrutura crítica e também possui um ‘sistema de detecção e proteção de endpoint’ chamado ‘Chakravyuh’, cujos detalhes ainda não foram determinados.
Quando esperar: inicialmente, o Maya será instalado em todos os computadores conectados à Internet no Bloco Sul do Edifício do Secretariado em Nova Delhi.
Esse bloco abriga escritórios importantes, como o Gabinete do Primeiro-Ministro, o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores.
Mas, o Ministério da Defesa será o primeiro a receber o Maya, a portaria oficial já foi lançada, com prazo até 15 de agosto.
É bom ver que mais e mais governos estão pressionando pelo uso do Linux em agências administrativas críticas. E isso certamente é um grande impulso na Índia
No caso da Índia, o estado de Tamil Nadu havia decidido anteriormente mudar para outra distribuição Linux doméstica chamada ‘BOSS Linux‘ para suas necessidades administrativas, e isso recebeu o apreço de muitos.
Estou ansioso para ver o desempenho do Maya e se podemos vê-lo implementado para usos mais comuns em todo o governo.