E foi lançada a primeira imagem ISO do Serpent OS Alpha. Confira os detalhes desse primeiro Alpha e descubra onde baixar a distro.
Quatro anos atrás, dei a notícia de que Ikey Doherty está fazendo uma nova distribuição chamada Serpent Linux (que mais tarde foi alterada para Serpent OS) com o objetivo de fornecer à comunidade Linux uma distribuição verdadeiramente moderna para pessoas que querem apenas usar o Linux.
Agora, Ikey Doherty lançou hoje a tão esperada versão alpha de sua nova distribuição Linux independente, Serpent OS, que apresenta algumas das mais recentes e melhores tecnologias e aplicativos.
Novidades do Serpent OS Alpha
Alimentado pelo kernel Linux 6.12 LTS, Serpent OS Alpha tem dois sabores oficiais apresentando os mais recentes ambientes de desktop GNOME 47.2 e COSMIC 1.0 alpha 4.
Ambas as edições são suportadas igualmente, mas os desenvolvedores recomendam usar a edição GNOME porque o COSMIC baseado em Rust ainda não está maduro e está sujeito a frequentes mudanças potencialmente disruptivas.
Serpent OS Alpha oferece suporte de hardware de primeira linha, pois inclui patches para dispositivos ASUS e Surface, juntamente com suporte para o driver gráfico NVIDIA de código aberto nos repositórios.
Além disso, esta versão apresenta gerenciamento de inicialização automatizado, suporte para várias imagens initrd e suporte para KMS inicial no initrd para usuários NVIDIA.
Os desenvolvedores do Serpent OS também trabalharam no instalador para oferecer aos usuários uma experiência de instalação perfeita e suporte para escolher entre sistemas de arquivos XFS, EXT4 e F2FS para o sistema de arquivos raiz.
No entanto, a equipe não recomenda instalar o Serpent OS com EXT4 em sistemas onde mais do que algumas centenas de transações precisarão ser retidas, devido às limitações do EXT4 com contagens de hardlink.
Por baixo dos panos, o Serpent OS Alpha traz melhorias significativas para as ferramentas de gerenciamento de pacotes, construção de software e manuseio do gerenciamento de inicialização.
A distro usa moss como a ferramenta de gerenciamento de pacotes padrão, blsforme para gerenciamento de inicialização, a pilha LLVM/Clang 18.1.8 e mais utilitários baseados em Rust.
Sobre o lançamento, Ikey Doherty disse que:
“Como parte de nossos esforços para modernizar e fortalecer a base do Serpent OS, trocamos alguns componentes por alternativas ao Rust: uutils-coreutils substitui coreutils, sudo-rs substitui sudo, ntpd-rs substitui timesyncd e curl é construído com suporte a rustls (e hyper, mas isso está sendo descartado no upstream).”
Além disso, a edição GNOME apresenta o shell Starship por padrão, junto com o editor de código Zed, o visualizador de imagens Loupe, o gerenciador de recursos do sistema Resources e outros aplicativos Rust.
O Serpent OS também permite que os jogadores instalem o mais recente Steam Client dos repositórios principais.
Baixe e experimente o Serpent OS Alpha
A imagem ISO do Serpent OS Alpha já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Você pode baixar o Serpent OS Alpha como imagens ISO ativas com ambientes de desktop GNOME ou COSMIC.
No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento que não deve ser usada para trabalho de produção!
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux