E foi lançado o Septor 2021 com Kernel 5.3, KDE Plasma 5.14.5, e outras atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Septor Linux é um sistema operacional que fornece aos usuários um ambiente de computação perfeito para navegar anonimamente na Internet e que fornece aos usuários uma distribuição estável e confiável, baseada no Debian Linux e que funciona em uma ampla gama de computadores.
Ele é baseado no ramo “Testing” do Debian e usa o Privoxy, um proxy que melhora a privacidade, junto com a rede de anonimato Tor para modificar os dados da página da web e os cabeçalhos HTTP antes que a página seja renderizada pelo navegador.
Semelhante ao Tails, Septor Linux visa fornecer aos usuários um ambiente de computação seguro para navegar na Internet anonimamente.
Como o Tails, ele é baseado no Debian e depende das tecnologias Tor para comunicações anônimas, mas é construído em torno do ambiente de desktop KDE Plasma em vez do GNOME.
Essa distribuição entrega um desktop KDE Plasma personalizado que é bastante familiar para muitos usuários.
Além disso, o sistema vem com o Tor Browser, OnionShare (um utilitário de compartilhamento de arquivos anônimo) e Ricochet (um cliente de mensagens instantâneas desenvolvido pelo grupo Invisible.im).
E para completar, o Thunderbird, o HexChat e o QuiteRSS estão todos pré-configurados para conectar-se à Internet através da rede Tor.
Por fim, essa distribuição pode ser usada no modo “live” ou pode ser instalada no disco rígido através do instalador padrão da Debian.
A distribuição roda ao vivo diretamente de uma unidade flash USB (usando “live” como senha para o usuário live), mas também pode ser instalada localmente usando o Debian Installer.
Agora, o projeto lançou a mais recente versão dese sistema, o Septor 2021.
Novidades do Septor 2021
Ao contrário das versões do Septor lançadas no ano passado, que eram todas baseadas na versão estável do Debian 10 “Buster”, esta última versão é baseada no branch de teste do Debian, que eventualmente se tornará o Debian 11 “Bullseye”.
Isso significa uma atualização completa para os sistemas e aplicativos baseados na distribuição, incluindo o kernel Linux 5.9.15 e o KDE Plasma 5.20.4, a área de trabalho padrão.
Sim. A versão Septor Linux 2021 vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.20.4 mais recente e o pacote de software KDE Applications 20.12, bem como o navegador da web anônimo Tor Browser 10.0.7, que é baseado no Mozilla Firefox 78.6 ESR e no kernel Linux 5.9.
Infelizmente, o kernel Linux 5.9 atingiu o fim de vida em meados de dezembro de 2020, então ele não receberá mais atualizações de segurança, a menos que o Projeto Debian ou Septor Linux continue mantendo-o por meio do backporting das mudanças da nova série LTS do kernel Linux 5.10.
Além de ser fornecido com o Tor Browser, o lançamento do Septor Linux 2021 também inclui OnionShare para compartilhamento anônimo de arquivos, qTox para mensagens instantâneas anônimas, bem como os aplicativos Mozilla Thunderbird, HexChat e QuiteRSS, que são pré-configurados para se conectar automaticamente à Internet através do Rede anônima Tor.
Ou seja, como de praxe, a navegação é feita com o navegador Tor e a maioria dos aplicativos da Internet se conecta ao mundo externo através da rede Tor – isso inclui o Mozilla Thunderbird, o qTox internet messenger, HexChat, QuiteRSS e o utilitário de compartilhamento de arquivos OnionShare.
Além disso, você também encontrará o pacote de escritório LibreOffice, editor de imagem GIMP, gerenciador de pacotes Synaptic, instalador de pacote DEBiTool DEB, firewall Gufw, player de mídia VLC, ferramenta de transmissão de tela VokoscreenNG, software de contabilidade pessoal Eqonomize, software de criptografia de dispositivo de bloco zuluCrypt e Histórico de varredura e limpador de arquivo temporário.
A imagem live também vem com uma variedade de aplicativos de produtividade, gráficos e multimídia, bem como utilitários de uso geral.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Septor 2021
A imagem ISO do Septor 2021 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux