Sensor Watch Pro coloca mais hardware no relógio Casio clássico

Se você é um usuário do Casio F-91W e quer deixá-lo mais completo e moderno, o Sensor Watch Pro coloca mais hardware no relógio Casio clássico.

Alguns anos atrás, Joey Castillo apresentou o Sensor Watch, uma placa de US$ 35 projetada para caber dentro da estrutura de um relógio de pulso Casio F-91W, dando a um relógio clássico algum hardware moderno, incluindo um microcontrolador ARM Cortex-M0+, um sensor de temperatura e entradas para sensores adicionais.

Agora, Castillo está de volta com o Sensor Watch Pro, uma versão de US$ 75 que adiciona um monte de recursos adicionais sem ocupar mais espaço. Ele está disponível para pré-encomenda durante uma campanha de financiamento coletivo da Crowd Supply.

Sensor Watch Pro coloca mais hardware no relógio Casio clássico

Sensor Watch Pro coloca mais hardware no relógio Casio clássico
Sensor Watch Pro coloca mais hardware no relógio Casio clássico

O novo modelo tem o mesmo tamanho do original e ainda foi projetado para caber dentro de uma estrutura de relógio Casio F-91W padrão.

Mas há um novo display LCD de 92 segmentos (em vez de 72 segmentos) e uma campainha mais alta, uma luz de fundo LED RGB (vermelho/verde/azul) personalizável (em vez de apenas vermelho e verde).

Enquanto o Sensor Watch original tinha um sensor de temperatura integrado e dois pads para entradas analógicas ou digitais I/O, o Sensor Watch Pro tem:

  • Sensor de temperatura
  • Sensor de luz ambiente
  • Sensor infravermelho
  • conector modular de 9 pinos (com I2C e cinco entradas analógicas ou digitais I/O
  • Acelerômetro LI2SW com reconhecimento de atividade e toque

O novo modelo também é mais fácil de instalar em um Casio F-91W, já que não há mais necessidade de solda ao trocar a placa Sensor Watch Pro pela placa de circuito original do relógio.

Você ainda precisará fornecer seu próprio relógio Casio: a campanha de financiamento coletivo é apenas para a placa de substituição e acessórios, não para o relógio em si.

Lembre-se de que esta placa não transforma um relógio de pulso Casio em um smartwatch. Ela não oferece suporte a WiFi e Bluetooth e não pode se comunicar com seu telefone ou baixar aplicativos de uma loja de aplicativos.

Mas pode funcionar por muito tempo sem recarregar. Este é um dispositivo de baixíssima potência que pode “funcionar por mais de um ano com uma única bateria de célula tipo moeda de 100 mAh.

Portanto, também não há porta de carregamento, o que facilita a manutenção da resistência original à água pelo relógio.

O Sensor Watch e o Sensor Watch Pro executam firmware desenvolvido pela comunidade chamado Movement, que agora oferece suporte a dezenas de mostradores de relógio, aplicativos, jogos e funções, incluindo Relógio, Cronômetro, Alarme, Temporizador de Intervalo, TOTP (gerador de senha única baseado em tempo) e até mesmo um jogo Wordle.

Como tudo sobre o Sensor Watch e seu firmware é de código aberto, os desenvolvedores também podem codificar seus próprios mostradores de relógio e aplicativos.

Você pode encontrar mais detalhes sobre o Sensor Watch no Crowd Supply.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.