E foi lançado o SELKS 10 em comemoração dos 10 anos da distro. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distribuição.
SELKS, um produto da Stamus Networks, é uma distribuição ao vivo baseada no Debian projetada para gerenciamento de segurança de rede. SELKS é lançado sob a licença GNU GPLv3.
O sistema fornece um ecossistema Suricata IDS/IPS completo e pronto para uso com seu próprio gerenciador de regras gráficas.
O sistema também inclui painéis Kibana IDS/NSM (para visualizar logs e outros dados com carimbo de data/hora) e Scirius (uma interface de gerenciamento de regras para Suricata).
Agora, a Stamus Networks anunciou o lançamento do SELKS 10.
Novidades do SELKS 10
A nova edição, que comemora o 10º aniversário da SELKS, baseia-se em seu legado de código aberto com novos recursos poderosos que permitem às organizações aprimorar a detecção de rede e o monitoramento de segurança.
No SELKS 10, a interface do usuário do sistema foi atualizada para incorporar os recursos mais recentes do SSP, a solução comercial da empresa, e o SELKS 10 agora pode capturar pacotes (PCAP) associados a alertas.
Além disso, o SELKS 10 adiciona os recursos mais recentes de pesquisa em massa Arkime, exibição aprimorada de detalhes de sessão, configurações unificadas, autenticação unificada, suporte JA4, suporte adicional para vários visualizadores e melhorias de recuperação PCAP offline.
Por fim, o SELKS 10 agora usa um banco de dados PostgreSQL em vez de SQLite para corrigir problemas conhecidos, aumentar recursos, melhorar a escalabilidade e se preparar para a evolução futura.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SELKS 10
A imagem ISO do SELKS 10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux