E foi lançada a SDL 2.0.22 com novas APIs para desenvolvedores, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
SDL, ou Simple DirectMedia Layer, é uma biblioteca multimídia multiplataforma, livre e de código aberto, escrita em C e que representa uma interface simples para gráficos, som, e dispositivos de entrada de várias plataformas.
Esta biblioteca é amplamente usada por jogos multiplataforma, inclusive como parte do tempo de execução do Steam.
A palavra “layer” (camada) que está no nome da biblioteca existe para lembrar que ela na verdade pe um wrapper de várias funções específicas do sistema operacional.
Ou seja, o propósito principal do SDL é fornecer um framework comum para acessar essas funções. E para ir além desse objetivo, várias bibliotecas foram criadas para funcionar em conjunto com SDL.
Agora, o SDL 2.0.22 foi lançado oficialmente como a versão mais recente dessa biblioteca amplamente utilizada por jogos multiplataforma e outros softwares para abstrair várias entradas, gráficos e outros detalhes do sistema.
Novidades do SDL 2.0.22
O SDL 2.0.22 adiciona uma série de novas APIs procuradas pelos desenvolvedores para retornar o renderizador associado a uma janela, funções de retângulo de ponto flutuante, insinuando se janelas estrangeiras usarão OpenGL ou Vulkan e outras adições do desenvolvedor.
E o SDL 2.0.22 para Linux com suporte a Wayland agora depende do libwayland-client 1.18 e mais recente, adiciona uma dica para especificar o tipo de janela X11 e adiciona uma dica SDL para uma preferência no uso de libdecor com compositores suportados.
Além disso, o SDL 2.0.22 seria o lançamento que preferia o Wayland por padrão ao X11, mas essa mudança foi revertida até pelo menos o próximo lançamento.
Na semana passada, o SDL2 voltou a preferir o X11 ao Wayland até que várias melhorias no ecossistema estejam disponíveis, conforme descrito no artigo acima.
Para saber mais sobre o SDL 2.0.22, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o SDL
A instalação desta biblioteca no Linux é bastante simples, pois a maioria das distribuições Linux a possui em seus repositórios.
No caso do Debian, Ubuntu e distribuições derivadas destes, você só terá que executar os seguintes comandos em um terminal:
sudo apt-get install libsdl2-2.0
sudo apt-get install libsdl2-dev
Enquanto, no caso daqueles que são usuários do Arch Linux, só temos que executar o seguinte:
sudo pacman -S sdl2
Para os usuários de Fedora, Centos, RHEL ou qualquer distribuição baseada nestes, basta executar o seguinte comando:
sudo yum install SDL2
sudo yum install SDL2-devel
Para instalar em todas as outras distribuições do Linux, você pode pesquisar o pacote “sdl” ou “libsdl” para instalar ou baixar e compilar o código-fonte (é necessário ter o Git e os aplicativos necessário à compilação instalados no sistema).
Eles fazem isso com:
git clone https://hg.libsdl.org/SDL SDL
cd SDL
mkdir build
cd build
./configure
make
sudo make install