SDL 2.0.16 lançado com melhorias para Wayland, Pipewire e muito mais

E foi lançada a SDL 2.0.16 com melhorias para Wayland, Pipewire e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

SDL, ou Simple DirectMedia Layer, é uma biblioteca multimídia multiplataforma, livre e de código aberto, escrita em C e que representa uma interface simples para gráficos, som, e dispositivos de entrada de várias plataformas.

Esta biblioteca é amplamente usada por jogos multiplataforma, inclusive como parte do tempo de execução do Steam.

A palavra “layer” (camada) que está no nome da biblioteca existe para lembrar que ela na verdade pe um wrapper de várias funções específicas do sistema operacional.

Ou seja, o propósito principal do SDL é fornecer um framework comum para acessar essas funções. E para ir além desse objetivo, várias bibliotecas foram criadas para funcionar em conjunto com SDL.

Há alguns dias foi anunciado o lançamento da nova versão da biblioteca SDL 2.0.16 (Simple DirectMedia Layer), que visa simplificar a escrita de jogos e aplicativos multimídia.

Novidades do SDL 2.0.16

SDL 2.0.16 lançado com melhorias para Wayland, Pipewire e muito mais
SDL 2.0.16 lançado com melhorias para Wayland, Pipewire e muito mais

Nesta nova versão, várias alterações foram adicionadas, entre as quais se destacam as melhorias no suporte para o Wayland, bem como a capacidade de gerar e capturar áudio usando o servidor multimídia Pipewire e outros.

No SDL 2.0.16 uma das novidades que se destaca é que o suporte para o Wayland foi bastante aprimorado, além da adição da capacidade de gerar e capturar áudio utilizando o servidor multimídia Pipewire e AAudio (Android) e também suporte para controladores de jogos Amazon Luna e Xbox Series X.

Outra mudança que podemos encontrar no SDL 2.0.16 é que foi adicionado suporte para o efeito de vibração adaptável (ruído) nos controladores Google Stadia e Nintendo Switch Pro ao usar o controlador HIDAPI.

Além disso, no SDL 2.0.16 a carga da CPU foi reduzida ao processar as chamadas SDL_WaitEvent() e SDL_WaitEventTimeout() e uma definição de extensões SIMD compatíveis com a plataforma Elbrus também foi adicionada.

Para a parte dos novos recursos que foram propostos nesta nova versão, são mencionados os seguintes:

  • SDL_FlashWindow() – Permite que você prenda a atenção do usuário.
  • SDL_GetAudioDeviceSpec(): é para obter informações sobre o formato de áudio preferido para o dispositivo especificado.
  • SDL_SetWindowAlwaysOnTop(): visa alterar dinamicamente o sinalizador SDL_WINDOW_ALWAYS_ON_TOP (âncora em outro conteúdo) para a janela selecionada.
  • SDL_SetWindowKeyboardGrab(): para capturar a entrada do teclado independentemente do mouse.
  • SDL_SoftStretchLinear(): para escalonamento bilinear entre superfícies de 32 bits.
  • SDL_UpdateNVTexture(): para atualizar as texturas no NV12/21.
  • SDL_GameControllerSendEffect() e SDL_JoystickSendEffect(): para enviar efeitos personalizados para controladores de jogo DualSense.
  • SDL_GameControllerGetSensorDataRate(): para obter dados sobre a intensidade da informação recebida dos sensores dos controladores de jogos PlayStation e Nintendo Switch.
  • SDL_AndroidShowToast(): permite mostrar notificações leves na plataforma Android.

Para saber mais sobre o SDL 2.0.16, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o SDL

A instalação desta biblioteca no Linux é bastante simples, pois a maioria das distribuições Linux a possui em seus repositórios.

No caso do Debian, Ubuntu e distribuições derivadas destes, você só terá que executar os seguintes comandos em um terminal:
sudo apt-get install libsdl2-2.0
sudo apt-get install libsdl2-dev

Enquanto, no caso daqueles que são usuários do Arch Linux, só temos que executar o seguinte:
sudo pacman -S sdl2

Para os usuários de Fedora, Centos, RHEL ou qualquer distribuição baseada nestes, basta executar o seguinte comando:
sudo yum install SDL2
sudo yum install SDL2-devel

Para instalar em todas as outras distribuições do Linux, você pode pesquisar o pacote “sdl” ou “libsdl” para instalar ou baixar e compilar o código-fonte (é necessário ter o Git e os aplicativos necessário à compilação instalados no sistema).

Eles fazem isso com:
git clone https://hg.libsdl.org/SDL SDL
cd SDL
mkdir build
cd build
./configure
make
sudo make install

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.