Falando durante uma sessão no Ubuntu Developer Summit nessa terça-feira (14), Florian Boucault da equipe do Ubuntu SDK, anunciou que o produto poderá estar completo o suficiente para a maioria das aplicações em outubro, a tempo para o lançamento do Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander).
O Ubuntu SDK permitirá que os desenvolvedores usem o mesmo código base para criar aplicativos para Ubuntu rodando em celulares, tablets e desktops. A versão beta do SDK será lançada em julho deste ano e incluirá novos elementos que podem ser usados em aplicações e um desenho responsivo. Estes novos widgets incluirão um menu para o compartilhamento de conteúdo com integração de rede social, um selecionador de conteúdo, uma caixa de texto de busca, um botão de opções, botão de combinação e selecionador de data e hora.
Aplicativos criados usando o SDK serão construídos principalmente usando QML, uma linguagem baseada em Javascript para a concepção de interfaces de aplicativos que podem usar C++ para o trabalho pesado. Os aplicativos Ubuntu criados usando o QML podem ter interfaces de usuário que podem ser dimensionados em diferentes formatos. As dimensões destas interfaces do usuário podem ser definidas em unidades de rede, que serão convertidas para diferentes valores de pixel em função do dispositivo e do tamanho da tela.
Corajosos de plantão que queiram testar, façam o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo, digitando so seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:canonical-qt5-edgers/qt5-proper
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-sdk-team/ppa
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o aplicativo com o comando:
sudo apt-get install ubuntu-sdk notepad-qml
Se tudo der certo (ou errado), use os comentários para contar aos nossos leitores como foi.