ScummVM 2.9 lançado com suporte ao sistema SailfishOS

E foi lançado o ScummVM 2.9 com suporte ao sistema SailfishOS, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

ScummVM é uma plataforma cruzada incrível e um projeto gratuito que permite que você jogue muitos jogos clássicos de RPG e aventura a partir de um único software centralizado.

ScummVM (Scumm Virtual Machine) é um software que permite rodar aventuras gráficas originalmente criadas para a engine LucasArts SCUMM. O ScummVM também suporta uma variedade de jogos que não usam o mecanismo SCUMM, feitos por empresas como Revolution Software ou Adventure Soft.

Como o próprio nome sugere, o ScummVM roda jogos por meio de uma máquina virtual, usando apenas seus arquivos de dados, substituindo assim os executáveis ​​com os quais o jogo foi originalmente lançado.

O ScummVM é uma ferramenta gratuita e de código aberto que torna possível rodar jogos clássicos de PC em uma ampla variedade de plataformas modernas.

O software foi originalmente projetado para recriar o mecanismo de jogo da LucasArts usado para jogos de aventura como Maniac Mansion e The Secrete of Monkey Island, mas nas últimas duas décadas ele cresceu para suportar centenas de jogos e foi portado para vários sistemas operacionais.

Isso permite que os jogos sejam executados em sistemas para os quais nunca foram projetados, como Wii, PocketPCs, PalmOS, Nintendo DS, PSP, PlayStation 3, Linux, Xbox ou telefones celulares.

No total, são fornecidas mais de 320 missões, incluindo jogos da LucasArts, Humongous Entertainment, Revolution Software, Cyan e Sierra, como Maniac Mansion, Monkey Island, Broken Sword, Myst, Blade Runner, King’s Quest 1-7, Space Quest 1 – 6, Discworld, Simon the Sorcerer, Under a Steel Sky, The Allure of the Temptress e The Legend of Kyrandia.

Os jogos são compatíveis com Linux, Windows, macOS, iOS, Android, PS Vita, Switch, Dreamcast, AmigaOS, Atari/FreeMiNT, RISC OS, Haiku, PSP, PS3, Maemo, GCW Zero, etc.

Agora, foi anunciada a nova versão do mecanismo de jogo multiplataforma ScummVM 2.9.

Novidades do ScummVM 2.9

ScummVM 2.9 lançado com suporte ao sistema SailfishOS
ScummVM 2.9 lançado com suporte ao sistema SailfishOS

Com ​​o lançamento do ScummVM 2.9.0, agora há uma porta oficial do ScummVM para o SailfishOS, o que significa que você pode usar o software em smartphones ou outros dispositivos que executem esse sistema operacional móvel baseado em Linux.

Os binários completos ainda não foram lançados para o SailfishOS, o que significa que você precisará esperar que eles apareçam na página de download, mas já existem compilações para outros sistemas operacionais, incluindo Windows, macOS, iOS, Android, Debian, Ubuntu e plataformas mais obscuras como Haiku, OpenDingux, AmigaOS 4 e Risc OS… além de versões projetadas para rodar em consoles de jogos como Nintendo Switch, Nintendo 3DS e Sega Dreamcast.

Outras mudanças no ScummVM 2.9.0 incluem suporte para usar um keymapper para personalizar botões de tecla, mouse e joystick em mais 20 mecanismos de jogo e atualizações específicas da plataforma, incluindo suporte para Android 15, suporte para usar um Apple Pencil em dispositivos iOS e melhorias de áudio e gráficos para macOS.

Vários jogos adicionais também são suportados agora, incluindo Thimbleweed Park, que é um jogo relativamente recente do criador da série Monkey Island.

Na verdade, você não precisa do ScummVM para jogar o jogo em hardware moderno (ele está disponível para Windows, macOS, Linux, Android, iOS e consoles modernos, incluindo Nintendo Switch, Xbox e PS4).

Mas o suporte do ScummVM pode torná-lo disponível em ainda mais dispositivos… assumindo que eles tenham suporte a OpenGL com Shaders.

Para saber mais sobre essa versão do ScummVM, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o ScummVM 2.9

Para instalar a versão mais recente do ScummVM nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o lançador de jogos ScummVM no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.