E foi lançado o ScummVM 2.7 lançado com mais suporte a jogos e dispositivos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
ScummVM é uma plataforma cruzada incrível e um projeto gratuito que permite que você jogue muitos jogos clássicos de RPG e aventura a partir de um único software centralizado.
ScummVM (Scumm Virtual Machine) é um software que permite rodar aventuras gráficas originalmente criadas para a engine LucasArts SCUMM. O ScummVM também suporta uma variedade de jogos que não usam o mecanismo SCUMM, feitos por empresas como Revolution Software ou Adventure Soft.
Como o próprio nome sugere, o ScummVM roda jogos por meio de uma máquina virtual, usando apenas seus arquivos de dados, substituindo assim os executáveis com os quais o jogo foi originalmente lançado.
Isso permite que os jogos sejam executados em sistemas para os quais nunca foram projetados, como Wii, PocketPCs, PalmOS, Nintendo DS, PSP, PlayStation 3, Linux, Xbox ou telefones celulares.
No total, são fornecidas mais de 320 missões, incluindo jogos da LucasArts, Humongous Entertainment, Revolution Software, Cyan e Sierra, como Maniac Mansion, Monkey Island, Broken Sword, Myst, Blade Runner, King’s Quest 1-7, Space Quest 1 – 6, Discworld, Simon the Sorcerer, Under a Steel Sky, The Allure of the Temptress e The Legend of Kyrandia.
Os jogos são compatíveis com Linux, Windows, macOS, iOS, Android, PS Vita, Switch, Dreamcast, AmigaOS, Atari/FreeMiNT, RISC OS, Haiku, PSP, PS3, Maemo, GCW Zero, etc.
Agora, após 6 meses de desenvolvimento, foi anunciada a nova versão do mecanismo de jogo multiplataforma ScummVM 2.7.0
Novidades do ScummVM 2.7
Nesta nova versão do ScummVM 2.7.0, destaca-se que foi adicionado um sistema de escalonamento de saída usando shaders.
O novo sistema permite que jogos mais antigos sejam executados nos monitores de alta resolução de hoje com alta fidelidade visual que imita o comportamento dos monitores CRT, além de dimensionamento aprimorado do cursor no modo OpenGL.
Outra mudança que se destaca na nova versão é que foi fornecida a capacidade de definir dados predefinidos para inicializar o gerador de números pseudo-aleatórios, permitindo um comportamento repetível em diferentes versões do jogo.
Além disso, também podemos descobrir que a capacidade de executar jogos no modo de detecção automática foi adicionada (para habilitá-la, você pode renomear o arquivo executável para scummvm-auto ou criar um arquivo scummvm-autorun).
Também notável nesta nova versão do ScummVM 2.7.0 foi adicionada a capacidade de definir parâmetros de linha de comando predefinidos (os parâmetros devem ser escritos no arquivo scummvm-autorun).
Com o ScummVM 2.7.0, anunciamos oficialmente o suporte para os seguintes jogos:
- Soldier Boyz
- Obsidian
- Pink Panther: Passport to Peril
- Pink Panther: Hokus Pokus Pink
- Adibou 2 “Environment”, “Read/Count 4 & 5” and “Read/Count 6 & 7”
- Driller/Space Station Oblivion
- Halls of the Dead: Faery Tale Adventure II
- Chop Suey, Eastern Mind, and 16 other Director 3 and Director 4 titles
Além disso, foi adicionando suporte para várias novas plataformas e dispositivos:
- RetroMini RS90 (usando OpenDingux )
- Miyoo de 1ª geração (Novo BittBoy, Pocket Go e PowKiddy Q90-V90-Q20) com TriForceX MiyooCFW
- Miyoo mini
- KolibriOSGenericName
- Versões de 26 bits do sistema operacional RISC
- Nintendo 3ds
Para saber mais sobre essa versão do ScummVM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o ScummVM 2.7
Para instalar a versão mais recente do ScummVM nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o lançador de jogos ScummVM no Linux via Snap