E foi lançado o Scribus 1.5.8 com mais melhorias e inicio do port para Qt 6. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Scribus é um programa de código aberto e multiplataforma focado em Desktop Publishing e que possui versões para sistemas Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows e outros.
Na verdade, Scribus é é um programa de layout de página de código aberto que produz saída de classe comercial em PDF e Postscript, principalmente, embora não exclusivamente, para Linux.
E esse incrível aplicativo fornece uma interface de usuário intuitiva e amigável, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign.
Embora os objetivos do programa sejam facilidade de uso e ferramentas simples e fáceis de entender, o Scribus suporta recursos de publicação profissional, como CMYK e cores exatas, fácil criação de PDF, importação e exportação de Encapsulated Postscript e criação de separações de cores.
Em resumo, o Scribus é um programa poderoso que traz layout de página profissional para Linux, suportando recursos de publicação profissional como separações de cores, gerenciamento de cores ICC, criação versátil de PDF, bem como CMYK e cores exatas.
E há alguns meses, o Scribus 1.5.8 foi lançado, uma versão que se concentra em correções de bugs e otimização de código.
Novidades do Scribus 1.5.8
A nova versão, Scribus 1.5.8, está aqui com foco principalmente na correção de problemas desagradáveis presentes em versões anteriores e otimizações de código que levam a maior confiabilidade e velocidade do software.
Os destaques incluem importação de arquivos aprimorada para formatos de arquivo IDML, PDF, PNG, TIFF e SVG, recurso de exportação de PDF aprimorado, Editor de histórias aprimorado, adição de formatos A5, A3 e A6 aos tamanhos de página padrão, bem como várias melhorias para estilos de tabela, desfazer e refazer, etc.
Além disso, a interface gráfica do usuário do Scribus recebeu algumas melhorias para o estilo do modo escuro, algumas atualizações de ícones e interatividade de janela aprimorada.
Para completar, o sistema de compilação foi aprimorado nesta versão para melhor empacotamento e distribuição do software, e a documentação e as traduções de idiomas atualizadas.
E depois há as correções de bugs usuais, como o Scribus 1.5.8 aborda uma falha que ocorreu em um arquivo de usuário específico ao selecionar um quadro de texto que incluía gradientes, a capacidade de gerenciar cores e preenchimentos ou selecionar conjuntos de cores, uma falha que ocorreu em inicialização, bem como um problema de uso de RAM com a caixa de diálogo Configuração do documento.
Para saber mais sobre essa versão do Scribus, acesse a nota de lançamento.
Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento está trabalhando duro para portar o Scribus para o mais recente e melhor framework de aplicativos Qt 6, sobre o qual eles dizem que facilitará seu trabalho para versões futuras.
Muito provavelmente, o Scribus 1.6 será o primeiro lançamento do software a ser portado para o Qt 6.
Como instalar ou atualizar o Scribus
Scribus está disponível nos repositórios oficiais de algumas versões do Ubuntu e pode ser instalado usando a Central de programas ou usando os comandos de instalação delas.
No entanto, nem sempre essa é a versão mais recente. Por isso, para instalar a versão mais recente do Scribus nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar a última versão do Scribus no Linux via Flatpak
Com o instalar a última versão do Scribus no Ubuntu e derivados