E foi lançado o Scribus 1.5.6.1 com uma nova visualização de saída baseada em PDF. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Scribus é um programa de código aberto e multiplataforma focado em Desktop Publishing e que possui versões para sistemas Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows e outros.
Na verdade, Scribus é é um programa de layout de página de código aberto que produz saída de classe comercial em PDF e Postscript, principalmente, embora não exclusivamente, para Linux.
E esse incrível aplicativo fornece uma interface de usuário intuitiva e amigável, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign.
Embora os objetivos do programa sejam facilidade de uso e ferramentas simples e fáceis de entender, o Scribus suporta recursos de publicação profissional, como CMYK e cores exatas, fácil criação de PDF, importação e exportação de Encapsulated Postscript e criação de separações de cores.
E há alguns meses, o Scribus 1.5.6 foi lançado como o release de desenvolvimento mais recente para a próxima versão principal 1.6.0.
Novidades do Scribus 1.5.6.1
E como dito acima, o Scribus 1.5.6.1 é um lançamento de desenvolvimento mais recente para a próxima versão principal 1.6.0.
Ele traz o seguintes destaques:
- Uma nova visualização de saída baseada em PDF
- Melhor suporte para temas escuros de IU.
- Suporte para exportação de PDF 1.6, incluindo fontes OpenType incorporadas.
Para saber mais sobre essa versão do Scribus, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Scribus
Scribus está disponível nos repositórios oficiais de algumas versões do Ubuntu e pode ser instalado usando a Central de programas ou usando os comandos de instalação delas.
No entanto, nem sempre essa é a versão mais recente. Por isso, para instalar a versão mais recente do Scribus nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar a última versão do Scribus no Linux via Flatpak
Com o instalar a última versão do Scribus no Ubuntu e derivados