Scribus 1.5.6.1 lançado com uma nova visualização de saída baseada em PDF

E foi lançado o Scribus 1.5.6.1 com uma nova visualização de saída baseada em PDF. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Scribus é um programa de código aberto e multiplataforma focado em Desktop Publishing e que possui versões para sistemas Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows e outros.

Na verdade, Scribus é é um programa de layout de página de código aberto que produz saída de classe comercial em PDF e Postscript, principalmente, embora não exclusivamente, para Linux.

E esse incrível aplicativo fornece uma interface de usuário intuitiva e amigável, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign.

Embora os objetivos do programa sejam facilidade de uso e ferramentas simples e fáceis de entender, o Scribus suporta recursos de publicação profissional, como CMYK e cores exatas, fácil criação de PDF, importação e exportação de Encapsulated Postscript e criação de separações de cores.

E há alguns meses, o Scribus 1.5.6 foi lançado como o release de desenvolvimento mais recente para a próxima versão principal 1.6.0.

Novidades do Scribus 1.5.6.1

Scribus 1.5.6.1 lançado com uma nova visualização de saída baseada em PDF
Scribus 1.5.6.1 lançado com uma nova visualização de saída baseada em PDF

E como dito acima, o Scribus 1.5.6.1 é um lançamento de desenvolvimento mais recente para a próxima versão principal 1.6.0.

Ele traz o seguintes destaques:

  • Uma nova visualização de saída baseada em PDF
  • Melhor suporte para temas escuros de IU.
  • Suporte para exportação de PDF 1.6, incluindo fontes OpenType incorporadas.

Para saber mais sobre essa versão do Scribus, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Scribus

Scribus está disponível nos repositórios oficiais de algumas versões do Ubuntu e pode ser instalado usando a Central de programas ou usando os comandos de instalação delas.

No entanto, nem sempre essa é a versão mais recente. Por isso, para instalar a versão mais recente do Scribus nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar a última versão do Scribus no Linux via Flatpak
Com o instalar a última versão do Scribus no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.