E foi lançado o Scrcpy 3.1 com uma opção de tela virtual do Android no PC. Confira as novidades desse utilitário e veja como instalar no Linux.
Scrcpy é um aplicativo gratuito e de código aberto para exibir, gravar e controlar dispositivos Android conectados via USB ou sem fio a um desktop macOS, Windows ou Linux.
O scrcpy é uma maneira de espelhar o seu smartphone Android na área de trabalho do Ubuntu e interagir com ele, sem root.
Além de permitir que você espelhe a tela do seu dispositivo Android (ou tela virtual) em um computador, o scrcpy permite que você crie gravações de tela, copie e cole entre seus dispositivos, capture vídeos da sua câmera em um PC (em vez de espelhar a tela do seu dispositivo) e até mesmo use a câmera do seu dispositivo Android como uma webcam (embora esse recurso atualmente funcione apenas no Linux).
Ele se concentra no desempenho e na qualidade, oferecendo baixa latência, alta resolução e bom FPS (30~60 FPS).
O aplicativo requer Android 5.0 e ter a depuração ADB ativada em seu dispositivo Android.
Este aplicativo fornece exibição e controle de dispositivos Android conectados em USB (ou sobre TCP/IP). E para isso, não requer nenhum acesso root, além de funcionar no Linux, Windows e MacOS.
Agora, foi lançado o Scrcpy 3.1.
Novidades do Scrcpy 3.1
O scrcpy é um utilitário gratuito e de código aberto que permite que você espelhe a tela de um dispositivo Android em um computador Windows, Mac ou Linux para que você possa interagir com seus aplicativos móveis em seu laptop ou desktop.
Até recentemente, isso significava que o que quer que estivesse na tela do seu telefone apareceria na tela do seu PC.
Mas o desenvolvedor adicionou recentemente uma opção de tela virtual que permite que você espelhe uma tela virtual em vez do que quer que esteja atualmente na tela do seu dispositivo Android.
Isso permite que você, entre outras coisas, interaja com um aplicativo no seu PC e outro no seu telefone.
A tela virtual estreou no scrcpy v3.0, que foi lançado em novembro.
Mas houve algumas pequenas atualizações desde então, e a versão mais recente no momento da publicação é o scrcpy v3.1, que melhora o recurso de tela virtual adicionando suporte para manter os aplicativos em execução em uma tela virtual ativa no seu dispositivo móvel, mesmo depois de fechar a tela virtual no seu PC.
Ele faz isso movendo o aplicativo do seu visor virtual para o seu visor principal e ajuda a evitar perda de dados se você perder a conexão entre seu telefone e o PC.
A versão mais recente também traz melhor suporte para gamepads, suporte aprimorado para codificação e decodificação de vídeo AV1 e outras correções de bugs e melhorias de desempenho.
Observe que, embora a maior mudança nas versões 3.0 ou posteriores do scrcpy seja o suporte para visores virtuais, eles não são habilitados por padrão.
Você terá que adicioná-los manualmente. Por exemplo, iniciar o scrcpy com o comando “scrcpy --new-display
” iniciará o aplicativo em um PC com um visor Android virtual definido para a mesma resolução e densidade de pixels do seu dispositivo Android.
Você também pode definir a resolução e a densidade de pixels manualmente. Aqui estão alguns exemplos de como fazer isso:
scrcpy –new-display=1920×1080
scrcpy –new-display=1920×1080/420 # forçar 420 dpi
scrcpy –new-display # usar o tamanho e a densidade da tela principal
scrcpy –new-display=/240 # usar o tamanho da tela principal e 240 dpi
Para saber mais sobre essa versão do Scrcpy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Scrcpy
Para instalar a versão mais recente do Scrcpy nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o app de espelhamento Android Scrcpy no Linux via Snap
Como instalar o controlador de Android para PC scrcpy no Linux via Snap