Scientific Linux 7.8 lançado com importantes mudanças

E foi lançada mais uma atualização da distribuição Linux focada em ciência, o Scientific Linux 7.8. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Scientific Linux 7.7 é uma distribuição que é construída com base no pacote Red Hat Enterprise Linux 7.7 e complementada por ferramentas focadas no uso em instituições científicas. Ela é mantido pelos laboratórios do CERN, Fermilab, DESY e ETH Zürich.

Scientific Linux 7.8 lançado com importantes mudanças
Scientific Linux 7.8 lançado com importantes mudanças

Esta é uma distribuição que possui compatibilidade binário com a distribuição Red Hat Enterprise Linux, compilada a partir do código-fonte RHEL, sob os termos do RHEL EULA e da licença GPL.

As diferenças em relação ao RHEL em geral são reduzidas a alterações de marca e eliminação de links para os serviços da Red Hat.

Aplicativos específicos de aplicativos, bem como drivers adicionais, são oferecidos para instalação em repositórios externos, como EPEL e elrepo.org.

Inicialmente, o projeto foi batizado como High Energy Physics Linux, passando a ser chamado Scientific Linux, pois foi amplamente adotado pela comunidade científica em geral.

Essa distribuição é usada no Large Hadron Collider, para as máquinas na rede de computadores GCH.

E apesar das noticias do encerramento, essa distro ainda está bem ativa. Uma prova disso é o recente lançamento do Scientific Linux 7.8.

Novidades do Scientific Linux 7.8

Scientific Linux 7.8 foi lançada com várias melhorias, incluindo a inclusão de alguns novos pacotes que chegam para melhorar algumas coisas no sistema.

Esta nova versão do Scientific Linux foi criada com base no pacote Red Hat Enterprise Linux 7.8 e complementada por ferramentas destinadas ao uso em instituições científicas.

Nesta nova versão do Scientific Linux 7.8, ele chega com base no RHEL 7.8 e apresenta algumas alterações nos arquivos com a configuração de repositórios externos (EPEL, ELRepo, SL-Extras, SL-SoftwareCollections, ZFSonLinux) que foram movidos para um repositório centralizado, pois esses repositórios não são específicos para versões específicas e podem ser usados ​​com qualquer versão do Scientific Linux 7.x.

Para baixar dados nos repositórios, basta executar ‘yum install yum-conf-repos‘ e, em seguida, você deve configurar os repositórios individuais, por exemplo, ‘yum install yum-conf-epel yum-conf-zfsonlinux yum-conf-softwarecollections yum-conf-hc yum-conf-extras yum-conf -elrepo ‘.

Por outro lado, poderemos encontrar algumas mudanças nos pacotes, pois nesta nova versão o Python 3.6 foi adicionado, já que anteriormente o Python 3 não fazia parte do RHEL e também que o ramo 2.x foi descontinuado.

Também podemos encontrar o pacote com o OpenAFS, uma implementação aberta do sistema de arquivos distribuído do Andrew File System, o pacote SL_gdm_no_user_list que desativa a exibição da lista de usuários no GDM se for necessário cumprir uma política de segurança mais rigorosa, o pacote SL_enable_serialconsole para configure um console que funcione através de uma porta serial e o pacote SL_no_colorls que desativa a saída em cores em ls.

Foram feitas alterações nos pacotes do Scientific Linux 7.8, principalmente relacionados à rebranding: anaconda, dhcp, grub2, httpd, ipa, kernel, libreport, PackageKit, pesign, plymouth, redhat-rpm-config, shim, yum, cockpit.

Comparado à ramificação Scientific Linux 6.x, os pacotes alpine, SL_desktop_tweaks, SL_password_for_singleuser, yum-autoupdate, yum-conf-adobe, thunderbird (disponíveis no repositório EPEL7) são excluídos da estrutura básica.

Os componentes (shim, grub2, kernel do Linux) usados ​​ao inicializar no modo UEFI Secure Boot são assinados pela chave Scientific Linux, que, ao ativar a inicialização verificada, requer operações manuais, pois a chave deve ser adicionada ao firmware;

No Scientific Linux 7.8, para instalar as atualizações automaticamente, o sistema yum-cron é usado, em vez do yum-autoupdate.

Por padrão, as atualizações são aplicadas automaticamente seguidas de notificação ao usuário. Para alterar o comportamento no estágio de instalação automatizada, são preparados os pacotes SL_yum-cron_no_automated_apply_updates (proibir a instalação automática de atualizações) e SL_yum-cron_no_default_excludes (ativar a instalação de atualizações com o kernel).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Scientific Linux 7.8

Se você deseja fazer o download da imagem do Scientific Linux 7.8 para poder instalá-lo no seu computador ou para testar em uma máquina virtual, acesse a página de download da distribuição.

Nessa seção de download, você pode fazer o download da imagem em um ambiente de área de trabalho ou na outra imagem que deve criar o sistema de acordo com suas necessidades.

A imagem de distribuição é fornecida para a arquitetura x86_64, na forma de pacotes de DVD (9,9 GB e 8,1 GB), bem como uma imagem abreviada para instalação na rede de 627 MB.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 167

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.