Schenker exibiu um laptop Linux com Snapdragon X Elite

Indo na contramão dos fabricantes que investiram hardware ARM com Windows, a Schenker exibiu um laptop Linux com Snapdragon X Elite.

Espera-se que a maioria dos primeiros computadores equipados com os novos chips Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite da Qualcomm sejam PCs com Windows.

Mas a Qualcomm também indicou que está trabalhando para garantir que o suporte para seus chips chegue também ao kernel mainline do Linux.

E agora parece que pelo menos um fabricante de PCs está se preparando para usar os novos chips da Qualcomm em laptops Linux.

A fabricante alemã de PCs Schenker está exibindo vários laptops com chips Snapdragon X Elite na Computex esta semana, incluindo um protótipo de notebook que poderia eventualmente ser vendido como parte da família Tuxedo Computers de laptops Linux.

Schenker exibiu um laptop Linux com Snapdragon X Elite

Schenker exibiu um laptop Linux com Snapdragon X Elite
Schenker exibiu um laptop Linux com Snapdragon X Elite – Crédito da imagem: ComputerBase

De acordo com relatórios da ComputerBase e TechPowerUp, o protótipo do laptop Tuxedo Linux é um laptop de 1,36 kg (3 libras) com tela de 14 polegadas. 2560 x 1600 pixels, tela de 400 nit, chassi de alumínio, 32 GB de memória LPDDR5x-8448 e um sot M.2 2280 para armazenamento de estado sólido PCIe Gen 4.

É alimentado por um processador Snapdragon X Elite de 12 núcleos não especificado com um TDP de 20 watts.

Outros recursos incluem portas USB4 tipo C, USB-A, HDMI e de áudio de 3,5 mm, uma bateria de 50 Wh e um interruptor físico que desconecta a webcam quando ela não está em uso.

A Tuxedo ainda está trabalhando em um sistema operacional baseado em Linux para o laptop (provavelmente uma versão adaptada do sistema operacional Tuxedo baseado no Ubuntu), então provavelmente não veremos este laptop ser lançado até o final deste ano, no mínimo.

Schenker exibiu um laptop Linux com Snapdragon X Elite
Schenker exibiu um laptop Linux com Snapdragon X Elite – Crédito da imagem: ComputerBase

Mas eu sei que tem havido muita preocupação de que os PCs baseados no Snapdragon X possam estar bloqueados para o Windows e, embora ainda não esteja claro quão fácil será instalar uma distribuição Linux em um PC Snapdragon X que vem com o Windows, é bom saber que pelo menos uma empresa pretende lançar um modelo que venha com Linux pré-instalado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.