Segundo relatos, o scanner de impressão digital da série Pixel 6 quebra se você alterar a velocidade da animação de exibição. Entenda!
Acontece que os novos telefones carro-chefe do Google – o Pixel 6 e o Pixel 6 Pro – estão se transformando em um grupo controverso.
Apesar de estarmos genuinamente impressionados com os dois modelos, vários problemas surgiram desde o lançamento oficial, afetando o que muitos consideram ser a melhor série do Android para encontro.
O problema de hoje diz respeito ao leitor de impressão digital sob o visor. Alguns usuários do Pixel 6 relataram um problema estranho – o ícone da impressão digital desaparecia em seus telefones quando a tela sempre ligada estava ativa.
Scanner de impressão digital da série Pixel 6 quebra se você alterar a velocidade da animação de exibição
Este problema parece resolver quando a tela é ativada novamente, mas é frustrante, para dizer o mínimo.
Agora descobriu-se que a raiz do problema está na configuração avançada do Android. Um tópico do Reddit intitulado “PSA: AOD fingerprint icon broken by ‘Animation duration scale’” (PSA: ícone de impressão digital AOD quebrado por ‘Escala de duração da animação’) lança luz sobre o assunto.
Se você mexer com as opções de escala de animação em “Developer options” (Opções do desenvolvedor) no menu do sistema, você pode “quebrar” a animação da impressão digital.
A configuração da “Animation duration scale” (escala de duração da animação) é a culpada específica e configurá-la de volta para sua posição padrão (x1) resolve o problema.
Esse problema não afeta os usuários que não ativaram o menu de opções do desenvolvedor no Android 12, portanto, não é um bug em si. Alterar as configurações desse menu pode causar instabilidades e fazer com que o telefone não funcione como planejado, portanto, faça-o por sua própria conta e risco.
Problemas do Google Pixel 6 até agora
Os primeiros relatórios começaram a se acumular logo depois que a série Pixel 6 começou a ser enviada aos usuários finais.
Os usuários relataram tremulação na tela, um deles queixou-se de dois furos em vez de um.
Não há informações oficiais do Google sobre o problema, mas os usuários do Reddit têm suas próprias teorias. Aparentemente, a tela pisca quando o botão liga/desliga é pressionado, mas por mais de 0,5 segundos.
Um usuário Reddit com o nome de Mr_Shay_Shay escreveu:
“Pelo que tenho visto com meu próprio dispositivo, um clique curto / rápido do botão liga / desliga quando o dispositivo está desligado não produz esse efeito de falha. No entanto, um pressionamento de 0,5-1 segundo produz o efeito de falha. A propósito, não me interpretem mal, estou absolutamente amando o telefone até agora e de forma alguma isso afeta o uso do telefone quando ele está ligado, é meio frustrante ver um defeito como este em um dispositivo novo: / E provavelmente, se eu não tivesse visto esta postagem, provavelmente nunca teria percebido esse problema, dada a pouca frequência com que desligo meu telefone.”
Também existe a teoria da descarga estática afetando a tela e, no momento, não está claro se uma atualização de software resolverá o problema.
Outra notícia preocupante veio de Andrei Frumusanu, da AnandTech. Ele fez alguns testes com a tela do Pixel 6 Pro ajustada no brilho mínimo apenas para descobrir que ela consome muita energia.
Sobre isso, seu post no Twitter diz o seguinte:
“Comportamento de energia do Pixel 6 Pro, a mesma porcaria de brilho ambiente LFD do S21 Ultra, mas com valores de energia totalmente absurdos. 60 Hz também usa mais energia do que 120 Hz em ambientes mais claros – é uma grande falha. Se você estiver usando o telefone em ambientes escuros, pule isso.”
De acordo com Andrei, esse problema não pode ser corrigido com uma atualização de software e, embora não esteja afetando a funcionalidade do telefone, esse comportamento de gerenciamento de energia pode resultar em uma vida útil mais curta da bateria do Pixel 6 Pro. O vanilla Pixel 6 não tem esse problema.