Apesar de ainda ser um protótipo, a Samsung revelou a sua primeira tela deslizante de 17 polegadas funcional no Intel Innovate 2022 day one.
Telefones com telas dobráveis já existem há alguns anos, e laptops e tablets com telas dobráveis estão começando a chegar. Mas a Samsung está começando a mostrar algo um pouco diferente: um tablet com tela deslizante.
Durante a palestra do Intel Innovate 2022 day one, o CEO da Samsung Display, JS Choi, demonstrou um protótipo da primeira tela deslizante de 17 polegadas da empresa.
Samsung revelou a sua primeira tela deslizante de 17 polegadas funcional
Em vez de um telefone que se torna um tablet, Choi disse que essa tela permite que um tablet pequeno se torne um tablet grande quando você desliza uma borda para expandir a tela.
Não há informações sobre quando realmente começaremos a ver esse display usado em produtos reais. E apenas uma única imagem estática foi mostrada na tela durante a demonstração no palco do Intel Innovate, então não está claro o quão bem a tela funciona para aplicativos do mundo real.
Mas é a mais recente indicação de que a tecnologia de exibição flexível pode ser usada para mais do que dobráveis. É também uma indicação de que a Samsung pode querer diferenciar sua tela “deslizável” de outras telas expansíveis.
Por exemplo, a LG estava usando tecnologia de tela semelhante para construir um smartphone com tela expansível. Mas o planejado smartphone LG Rollable foi cancelado quando a empresa decidiu encerrar sua divisão de smartphones no ano passado, e o telefone nunca foi lançado ao público.
A fabricante chinesa de telefones Oppo também exibiu um protótipo de telefone rolável no ano passado, mas esse telefone também nunca foi lançado ao público.
Por sua vez, a Samsung vem falando sobre telas deslizantes há algum tempo.
Talvez a decisão da Intel de destacar o protótipo mais recente no mesmo palco em que a empresa lançou oficialmente sua linha de processadores Core de 13ª geração e anunciou a data de lançamento e o preço de sua GPU de desktop Arc A770 possa ser um indicador de que as telas deslizantes da Samsung estão quase prontas para lançamento.
Ou talvez seja apenas o mais recente de uma linha de eventos em que uma empresa de tecnologia mostra alguma tecnologia futurista que pode ou não ver a luz do dia.