Samsung promete chips de 2 nm até 2025 e 1.4 nm até 2027

Segundo seu presidente e CEO, Dr. Si-young Choi, a Samsung Foundry Forum 2022, a Samsung promete chips de 2 nm até 2025 e 1.4 nm até 2027.

Os fabricantes de chips vêm correndo há anos para reduzir sua tecnologia de nós de processo em um esforço para melhorar o desempenho, a eficiência e o custo dos processadores feitos em suas fundições.

No início deste ano, a Samsung anunciou que já havia começado a fabricar chips usando um nó de processo de 3 nm.

Agora, a empresa está traçando seus planos para os próximos cinco anos: a Samsung espera iniciar a produção em massa de chips de 2 nm até 2025 e chips de 1.4 nm até 2027.

Samsung promete chips de 2 nm até 2025 e 1.4 nm até 2027

Samsung promete chips de 2 nm até 2025 e 1.4 nm até 2027
Samsung promete chips de 2 nm até 2025 e 1.4 nm até 2027

A Samsung diz que também planeja triplicar a capacidade de produção de “nós avançados” até 2027, o que significa que a empresa não estará apenas produzindo processadores mais eficientes, mas poderá ter a capacidade de produzir mais deles do que nunca.

Claro, um die shrink é apenas uma das coisas que os fabricantes de chips podem fazer para melhorar o desempenho dos processadores de última geração.

E assim a Intel (que passou anos tentando ir além do nó de 10 nm) vem argumentando que o que uma empresa chama de chip de 5 nm ou 7 nm pode não ter todos os recursos que você encontraria em um chip concorrente em um nó de processo superior.

Assim, a empresa decidiu no ano passado parar de usar nós para descrever seu processo de fabricação (um chip “Intel 4”, por exemplo, será fabricado em um nó de 7 nm).

Dito isto, os mais recentes chips móveis e de desktop da AMD foram fabricados usando um nó menor do que os chips mais recentes da Intel, oferecendo mais de um saco misto em testes multi-core.

Então, talvez haja algo nessa coisa toda de encolher, afinal.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.