Ainda em planejamento, a Samsung levará as GPUs AMD para o restante da linha Exynos, que inclui chipsets de gama média.
Se você se lembra, a Samsung anunciou oficialmente sua parceria com a AMD há cerca de dois anos. A parceria se concentrou exclusivamente no desenvolvimento de novas GPUs internas para chipsets Samsung Exynos.
Entre todos, o Exynos 2200 foi o primeiro a utilizar uma GPU baseada em AMD.
Como a AMD é um dos fabricantes dominantes no espaço de GPU para PC e o Samsung Exynos 2200 veio com GPU RDNA 2, as pessoas esperavam muito dele.
Mas, na realidade, a GPU do chipset acabou sendo mediana na maioria dos casos. Como abordei no início deste ano, o chipset só se destacou no desempenho de ray tracing.
Agora, a Samsung está planejando trazer as GPUs AMD para o restante da linha Exynos, que inclui chipsets de gama média.
Samsung levará as GPUs AMD para o restante da linha Exynos
A Samsung está planejando embalar seus próximos Exynos 1430 e Exynos 1480 com GPUs AMD baseadas em mRDNA. Ambos os chipsets pertencem à categoria intermediária e devem ser lançados no início do próximo ano.
No que diz respeito à programação da Samsung, eles poderiam alimentar o Samsung Galaxy A15 e o Galaxy A55.
Embora a Samsung esteja planejando usar uma nova arquitetura de GPU para os chipsets Exynos de gama média, você não deveria ter grandes expectativas em relação a ela.
Em vez de oferecer GPUs poderosas, a Samsung está atualmente mais focada em melhorar os ISPs nos futuros chipsets de gama média.
Para quem não sabe, ISP significa Image Signal Processor, o que significa que o próximo Samsung Exynos de gama média pode não oferecer uma experiência de jogo líder na sua classe.
Em vez disso, eles priorizarão mais a captura de imagens. Além disso, não é surpreendente ver a Samsung planejando trazer GPUs AMD para chips de gama média.
Afinal, a parceria entre Samsung e AMD pretende ser de longo prazo. Isso significa que podemos até ver os chipsets Exynos básicos virem com GPUs baseadas em AMD. E quando isso acontecer, toda a linha Exynos será equipada com GPUs AMD.