A Samsung incluirá Linux em dispositivos inteligentes com adaptador Dex. Confira os detalhes e entenda melhor essa tecnologia.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
A tecnologia Samsung DeX permite transformar um telefone em uma experiência semelhante a um PC com um único cabo. Desse modo, o usuário pode transformar qualquer lugar em um local de trabalho.
A tecnologia DeX é compatível com dispositivos Galaxy S8/S8+, Note8, S9/S9+, Note9 e Tab S4.
Samsung incluirá Linux em dispositivos inteligentes com adaptador Dex
https://youtu.be/SgMHhrO8d8s
A Samsung anunciou o início de testes no ambiente Linux que pode ser usado para formar um desktop completo, conectando um smartphone a um monitor, teclado e mouse estacionário com um adaptador Dex ou conectando um teclado e mouse para um tablet.
O ambiente é baseado no Ubuntu e foi preparado em conjunto com a Canonical.
A principal aplicação do ambiente Linux é o fornecimento de um ambiente portátil para desenvolvedores de aplicativos: o usuário tem a oportunidade de instalar um ambiente de desenvolvimento completo em um smartphone, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
Enquanto está na estrada, o desenvolvedor pode começar a resolver a tarefa a partir de um dispositivo móvel e depois continuar trabalhando, apenas conectando o smartphone a um monitor grande.
No entanto, o ambiente também pode ser útil para outras categorias de usuários, uma vez que todos os aplicativos baseados em Linux executados no Ubuntu e projetados para a arquitetura ARM64, estão disponíveis para instalação.
A Samsung alega que os desenvolvedores podem usar o novo ambiente Linux no DeX para programar “on the fly” e, no caso do Tab S4, trazer um ambiente mais completo.
No entanto, a gigante eletrônica coreana alertou:
“O Linux no DeX pode desacelerar ou desligar de repente em caso de falta de memória.”
Os interessados na versão beta podem se registrar antes do início da versão beta.
Um pouco sobre DeX
Embora o DeX originalmente exigisse uma base de encaixe, os dispositivos Samsung mais recentes precisam apenas de um cabo USB-C para HDMI.
O ambiente é executado em um contêiner que é executado na plataforma Linux Kernel. Para baixar o ambiente Linux, é necessário se registrar no site da Samsung.
A instalação de imagens autorizadas baixadas através do serviço Linux no DeX é suportada. Isso não exclui a possibilidade de instalar e montar montagens, mas sua operação correta não é garantida.
A construção proposta é baseada no Ubuntu 16.04 LTS e até agora foi adaptada apenas para uso em dispositivos Note9 e Tab S4.
Para o ambiente Linux, recomenda-se 8 GB de espaço livre no armazenamento e o uso de dispositivos com 4 GB de RAM.
O ambiente gráfico é operável somente se você tiver um adaptador DeX que ofereça portas USB-C, USB 2.0, Ethernet e HDMI 2.0.
O ambiente pode ser aberto diretamente na tela do smartphone, mas será limitado ao modo de console.
Os tablets suportam o lançamento do ambiente gráfico sem conectar um monitor externo.
Um registro está aberto ao programa beta! Vale lembrar que eles já estão entregando vários projetos semelhantes para os usuários de dispositivos Android que começam na área de trabalho quando um monitor está conectado a um smartphone via HDMI ou usando tecnologias como Miracast e WiFi Display: Maru OS, Debian noroot, GNURoot Debian, Instalador Linux Completo e Linux Deploy. A empresa coreana enviou um e-mail para usuários que já haviam registrado seu interesse no Linux no DeX, notificando-os sobre o lançamento do programa beta. Depois de se registrar via e-mail (ou o site Linux no DeX), a Samsung enviará aos usuários um e-mail de confirmação e uma mensagem de acompanhamento com instruções para baixar o aplicativo Linux no DeX. A página de registro pode ser acessada através do seguinte endereço. Para se inscrever se estiver interessado, você precisará de uma Conta do Google para se registrar e uma conta da Samsung para usar o serviço. As inscrições terminam no dia 14 de dezembro de 2018, então ainda restam um mês. Finalmente, só temos que esperar pelo que está acontecendo neste programa, porque já há algum tempo sabia-se sobre essa iniciativa por parte da Samsung e de tudo da Canonical para querer implementar uma convergência após uma tentativa abandonada.O que está sendo falado no blog