Segundo o chefe da divisão móvel da Samsung, Tae Moon Roh, a Samsung está criando um chip mobile exclusivo para smartphones Galaxy.
No ano passado, o mercado de plataformas móveis reviveu um pouco, pois o Google lançou seu próprio chip Tensor e a MediaTek preparou um carro-chefe para 2022 que pode competir em desempenho com as melhores soluções da Qualcomm.
Seguindo o mesmo caminho, finalmente, a Samsung anunciou agora o desenvolvimento de uma plataforma móvel exclusiva para smartphones Galaxy.
Samsung está criando um chip mobile exclusivo para smartphones Galaxy
Como afirmou recentemente o chefe da divisão móvel da Samsung, Tae Moon Roh, a empresa está trabalhando em um novo chipset para smartphones que será usado apenas nos modelos Samsung Galaxy, segundo a publicação sul-coreana iNews24.
De acordo com a publicação, Tae Moon Roh anunciou o desenvolvimento de um chipset especial em resposta a uma pergunta de um dos funcionários que queria saber como a empresa pretende lidar com o problema de lentidão dos gadgets pelo Game Optimization Service (GOS).
A Samsung já havia se desculpado por tais medidas tomadas no Galaxy S22 para economizar energia e evitar superaquecimento.
Em resposta, o dirigente referiu que a Samsung está criando a sua própria plataforma móvel, que vai resolver este problema.
A Samsung vem lançando chips móveis sob a marca Exynos há muito tempo; eles estão disponíveis para quase todos os fabricantes de smartphones Android; mas não são usados com tanta frequência quanto as soluções concorrentes da MediaTek e da Qualcomm.
Contudo, os chipsets nunca foram exclusivos dos smartphones Galaxy e são produzidos pela Samsung Electronics LSI; uma entidade independente da Samsung Mobile.
A decisão da Samsung de lançar chipsets exclusivamente para seus smartphones parece um tanto inusitada. Ainda não se sabe como o surgimento de novas plataformas móveis sob sua própria marca ajudará a resolver o problema da desaceleração do desempenho.
Embora a Samsung tenha usado anteriormente os chipsets móveis MediaTek principalmente nas linhas de orçamento de seus smartphones da série A; de acordo com os dados mais recentes, espera equipar smartphones mais caros com soluções taiwanesas.
De acordo com a Business Korea, os chipsets MediaTek estarão disponíveis em metade do Galaxy S22 Fan Edition (FE) e possivelmente até nos novos flagships Galaxy S23 em um lote destinado a vendas na Ásia.
Anteriormente, a Samsung usava apenas as plataformas móveis Qualcomm e Exynos em suas linhas premium; enquanto as variantes da MediaTek eram ocasionalmente usadas em smartphones econômicos e de médio porte para reduzir custos.
A participação dos chipsets móveis da MediaTek continuou a aumentar em 2021. A empresa dominou o mercado de smartphones Android no ano passado.
A MediaTek alcançou os principais sucessos no mercado de modelos de nível médio e de orçamento com preços de até US$ 400. Assim, em 2021, sua parcela de chips para esses smartphones representou 95% das entregas.
No entanto, smartphones com o novo chipset Dimensity 9000 já entraram no top 10 de acordo com o AnTuTu; portanto, é bastante provável uma maior expansão no mercado de dispositivos premium.