Seguindo os passos da Apple, MediaTek e a Qualcomm, a Samsung adicionará comunicação via satélite nos modems Exynos.
Embora eu duvide que será a fronteira final na corrida armamentista de smartphones, o espaço parece ser o lugar onde os fabricantes de chips móveis esperam se diferenciar no momento.
No ano passado, a Apple lançou os primeiros smartphones convencionais que podiam se conectar a serviços de satélite para enviar mensagens em caso de emergência.
E nos meses seguintes, a MediaTek e a Qualcomm revelaram suas próprias soluções para comunicações de smartphone para satélite.
Agora, a Samsung diz que também planeja incorporar comunicações via satélite nas próximas soluções de modem da marca Exynos.
Samsung adicionará comunicação via satélite nos modems Exynos
Como a MediaTek e a Qualcomm, a Samsung promete que sua solução 5G NTN (rede não terrestre) permite mensagens de texto bidirecionais quando você está em um local onde o serviço de celular terrestre pode não estar disponível.
Isso pode ajudá-lo a entrar em contato com os serviços de emergência ou apenas manter contato com seus contatos quando estiver fora da rede em montanhas, desertos, oceanos ou outros lugares onde o serviço normal não pode chegar.
A Samsung observa que também pode ser usado para ajudar nos esforços de socorro em áreas de desastre.
A empresa diz que sua tecnologia também pode ser usada para enviar e receber conteúdo de “imagem e vídeo de alta definição’, embora não haja menção a chamadas de voz ou vídeo em tempo real via satélite, então espero que demore um pouco para enviar e receber mídia.
Olhando para o futuro, a Samsung diz que o serviço também pode ser usado em “futura mobilidade aérea urbana (UAM), como aeronaves não tripuladas e carros voadores”.
Não há nenhuma palavra sobre se ou quando você poderá comprar telefones ou outros dispositivos com a solução 5G NTN da Samsung, mas a empresa diz que está chegando aos “futuros modems Exynos” e que a tecnologia foi testada usando a referência Exynos Modem 5300 plataforma.