E foi lançado o Samba 4.17 com algumas melhorias de desempenho, e mais. Confira todas as novidades e atualize seu servidor.
O Samba 4 é um servidor multifuncional, que também fornece a implementação de um servidor de arquivos, serviço de impressão e servidor de autenticação (winbind).
Ele atua como um serviço oferecendo uma implementação completa de um controlador e serviço de domínio do Active Directory, compatível com a implementação do Windows 2000 e capaz de servir todas as versões dos clientes Windows compatíveis com a Microsoft, incluindo o Windows 10.
Em resumo, o Samba é um software de código aberto que fornece serviços de impressão e arquivos contínuos para clientes de protocolo SMB/CIFS.
Ele permite a interoperabilidade entre servidores Linux/Unix e clientes baseados em Windows. O software é baseado no protocolo cliente/servidor comum de Server Message Block (SMB) e Common Internet File System (CIFS).
Para simplificar, o Samba pode ajudar as máquinas Windows e Linux/Unix a coexistirem na mesma rede. Ele permite que os arquivos sejam compartilhados entre os sistemas Windows e Linux/Unix de maneira simples e fácil.
Para quem não conhece, o protocolo SMB foi projetado para permitir que os computadores leiam e gravem arquivos em um host remoto em uma rede local (LAN). Já o CIFS é uma implementação particular do protocolo SMB, criado pela Microsoft.
Para aqueles que usam o Samba como a implementação de código aberto do SMB/CIFS e permitindo o compartilhamento de arquivos/impressão com sistemas Microsoft Windows, o Samba 4.17 agora está disponível como o lançamento de recurso mais recente do projeto.
Novidades do Samba 4.17
Nos quase seis meses desde que o Samba 4.16 foi introduzido, o Samba 4.17 construiu melhorias/correções de desempenho e outros aprimoramentos para este projeto de código aberto amplamente utilizado.
Primeiro, o Samba 4.17 melhora o desempenho do servidor para cargas de trabalho pesadas de metadados.
Devido ao fortalecimento da segurança contra condições de corrida de links simbólicos, houve regressões de desempenho recentemente no Samba.
Com o Samba 4.17, a quantidade de chamadas de sistema para validar nomes de diretórios foi reduzida para duas por componente. Com Linux 5.6+ o servidor Samba faz uso da chamada de sistema openat2() com a opção RESOLVE_NO_SYMLINKS.
Também na frente de desempenho, o Samba 4.17 aborda as operações baseadas em caminho que causaram problemas de rebanho estrondosos e agora são resolvidas para evitar picos de latência maciços.
O Samba 4.17 adiciona suporte para a criação do Samba sem o antigo suporte ao protocolo SMB1, suporte à delegação restrita baseada em recursos (RBCD) quando emparelhado com o MIT Kerberos 1.20+, suporte a porta de escuta DNS personalizável, suporte a saída JSON para smbstatus e grupo de segurança de usuários protegidos.
O Samba 4.17 também possui várias correções de bugs e outras melhorias.
Para saber mais sobre essa versão do Samba, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Samba nas principais distribuições Linux, use o gerenciador de pacotes dela. E para atualizar, apenas aguarde a atualização dele aparecer no seu sistema e execute o update.