E foi lançado o Sailfish OS 3.3 com atualizações, novos serviços, melhorias e muito mais. Confira as novidades e descubra como atualizar.
O Sailfish OS (também denominado SailfishOS ou abreviado para SFOS) é uma distribuição Linux de uso geral que é comumente usada como um sistema operacional móvel combinando o kernel Linux para uma plataforma de hardware específica, a pilha de middleware de núcleo aberto UI contribuída por Jolla ou uma UI de software livre e outros componentes de terceiros.
Sailfish usa uma pilha de gráficos baseada em Wayland e a biblioteca Qt5, o ambiente do sistema é construído na base Mer, que foi desenvolvida como parte integrante do Sailfish desde abril e os pacotes de Nemo.
O sistema está sendo desenvolvido por Jolla, as comunidades do projeto Sailfish e Mer, membros corporativos da Sailfish Alliance e vários membros da comunidade aberta.
Agora, os desenvolvedores do Jolla anunciaram o lançamento da nova versão do sistema operacional Sailfish 3.3.
Novidades do Sailfish OS 3.3
Sailfish 3.3 vem com um grande número de alterações e das quais se destaca a atualização das bibliotecas do sistema, além de pacotes e melhorias em serviços.
Nesta nova versão, foi realizada uma atualização das ferramentas de compilação e das bibliotecas do sistema, dentre as quais destacam-se: GCC da 4.9.4 para a versão 8.3, glibc de 2.28 a 2.30 e glib2 de 2.56 a 2.62, Gstreamer 1.16.1, QEMU 4.2 (usado durante a montagem para outras plataformas).
Para a parte dos pacotes do sistema, foram atualizados: expat, file, e2fsprogs, libgrypt, libsoup, augeas, wpa_supplicant, fribidi, glib2, nss e nspr.
Em vez de coreutils, tar e vi, são usados análogos do conjunto de caixas ativas, o que reduziu o tamanho do sistema em 7,2 MB.
A funcionalidade Statefs foi substituída pelo recebimento de informações de status por meio da API libqofono, o Python foi atualizado para a versão 3.8.1.
O isolamento dos serviços do sistema via modo sandbox no systemd está ativado.
No futuro, planejamos isolar o lançamento do aplicativo (durante a realização de experimentos contra incêndio).
A migração para o novo GCC foi feita pelos desenvolvedores do sistema operacional móvel Aurora (uma versão localizada do sistema operacional Sailfish da Rostelecom), que também adicionou as seguintes melhorias:
Um serviço baseado na plataforma Nextcloud e a possibilidade de usá-lo para organizar o acesso às fotos (os álbuns do Nextcloud aparecem automaticamente no aplicativo Gallery), documentos e notas, além de fazer backups e sincronizar o catálogo de endereços, foram implementados. e o planejador de calendário.
Das outras mudanças mencionadas no anúncio, destacam-se os seguintes itens:
- Para conexões sem fio, foi adicionado suporte à autenticação WPA-EAP (TTLS e TLS).
- A autenticação usando contas do Exchange (EAS) foi aprimorada, a autenticação com certificados SSL pessoais foi exibida.
- A estação base e a pilha de localização Wi-Fi (sem GPS) são adaptadas para funcionar com outros fornecedores.
- Os botões “Montar” e “Desbloquear” são adicionados à configuração “Configuração> Backup” para montar ou desbloquear cartões de memória.
- Correção de bugs no planejador de calendário, câmera, visualizador de documentos (problemas corrigidos na exibição de CSV e RTF).
- API MDM implementada para ActiveSync e contas.
- O catálogo de endereços adicionou suporte para campos e pesquisa de preenchimento automático.
- Trabalho aprimorado com histórico de chamadas e interface de discagem.
- API de gerenciamento de VPN aprimorada.
- Ícones foram adicionados com ícones mostrando várias condições climáticas. Ícones atualizados para contas do Google.
- O design dos elementos da interface do aplicativo é otimizado para smartphones com telas grandes.
- A camada de compatibilidade do Android foi atualizada para a plataforma Android 8.1.0_r73.
- Os problemas para adicionar contatos e assistir vídeos no WhatsApp foram resolvidos. Para muitos programas, é fornecido suporte para acesso ao cartão SD.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Sailfish OS 3.3
Esta nova versão do Sailfish OS, suas compilações, está preparada para os dispositivos Jolla 1, Jolla C, Sony Xperia X, Xperia XA2, Gemini, Sony Xperia 10 e eles já estão disponíveis como uma atualização OTA.
Para fazer isso, basta acessar ‘Configurações - Atualizações no sistema operacional Sailfish
‘, aqui você deve rolar para baixo para encontrar uma atualização (se você possui uma versão antiga do sistema operacional, use o menu ‘Configurações - Informações - Sobre o produto
‘.
Com isso, a nova versão deve aparecer para que você possa atualizar.
- Como instalar o cliente SSH Termius no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente SFTP Muon no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente SSH PuTTY no Linux via Flatpak
- Como gerar um par de chaves SSH para poder autenticar remotamente