Saiba como desabilitar a opção UEFI no notebook para instalar o Linux

Se você pretende instalar o Linux em um computador ou notebook que possui UEFI, veja aqui como desabilitar esse recurso.
desativar-uefi
Os desenvolvedores de sistemas operacionais, juntamente com as fabricantes de notebooks, parecem querer burocratizar a usabilidade dos novos notebooks que são lançados constantemente. Se você adquiriu por exemplo um notebook que contenha chipstet Intel 64 bits, muito provavelmente ele virá habilitado como uma opção chamada UEFI (Unified Extensible Firmware Interface).

Essa opção serve como uma forma inteligente de boot, na qual a partição do sistema operacional é única, e posteriormente o usuário não pode instalar outra versão do sistema operacional, ou formatar essa mesma partição.

O que serviria como uma forma de segurança na visão da fabricante, ocorre como uma total frustração para o usuário do dispositivo. Isso porque se você for tentar instalar o Ubuntu ou outra distribuição do Linux, simplesmente não conseguirá, pois o UEFI está ativado.

Para conseguirmos instalar o Linux no notebook com UEFI, primeiramente temos que desabilitar essa opção, caso contrário, não será possível instalar nenhum outro sistema operacional na máquina.

Desabilitando o UEFI

Para desabilitarmos o UEFI no notebook, primeiramente temos que desligar o dispositivo. Depois de feito, entre na bios do computador pressionando a tecla F2, Del ou Delete (isso dependerá do modelo e da marca do equipamento), no inicio do boot.
tecla-bios
Dentro da Bios, vá até a seção que represente a escolha da primeira, segunda e terceira opção de boot (em algumas bios chamada de “1st Boot Device”, “2st Boot Device”, “3st Boot Device”).
mudar-sequencia-boot-1
Sua missão agora é localizar uma opção chamada Secure Boot. Após localizá-la, desative a mesma, usando a opção disponível.
Secure-boot-enable

Em alguns equipamentos é necessário modificar essa opção para Legacy, assim você estará desativando a inicialização segura, que impossibilita a instalação de um novo sistema.

Vale observar que mesmo com todas as referências e nome citados aqui, a localização e o nome das opções necessárias para a desativação do UEFI podem variar bastante, por causa da grande variedade de Bios que existem atualmente. Para saber corretamente como proceder em seu equipamento, consulte o manual impresso ou online dele.

Depois de tudo feito, basta alterar a sequência de boot. Caso você irá instalar o Linux em um DVD, coloque o driver do mesmo na primeira opção. Caso você for usar um pendrive, faça o mesmo.

Conclusão

Você pode conferir que essa opção UEFI impossibilita o notebook de instalar o Linux, visto que o sistema operacional de fábrica está protegido. Mas nem só o Linux, caso você optasse por instalar outra versão do Windows, também não conseguiria.

Apesar dessa ser uma medida extremamente desnecessária na visão da maioria dos usuários, as fabricantes ainda sim veem essa medida como uma forma de segurança para o seu dispositivo.

Após ter seguido o passo-a-passo acima, o seu notebook estará habilitado para a instalação de novos sistemas. Caso queira reverter essa opção, basta refazer o processo anterior e mudar o Legacy para UEFI.

Autor: Vagner Carvalho
Este artigo foi escrito pelo Vagner Carvalho. Para conhecer mais um pouco sobre o autor e seus trabalhos, visite o site O Notebook

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.