E foi lançado o RustDesk 1.3.3 com suporte a área de transferência móvel, e mais. Confira as novidades e veja com instalar no Linux.
Se você está cansado de pagar por ferramentas de área de trabalho remota, RustDesk pode ser sua solução.
Escrito na linguagem de programação Rust (como o nome sugere), é uma alternativa gratuita e de código aberto ao TeamViewer, oferecendo uma plataforma flexível e poderosa para controle remoto, transferências de arquivos e muito mais sem o alto preço.
RustDesk é um aplicativo de desktop remoto de código aberto projetado para auto-hospedagem, como uma alternativa ao TeamViewer.
O RustDesk é uma alternativa de controle remoto de código aberto com todos os recursos para auto-hospedagem e segurança com configuração mínima.
- Funciona em Windows, macOS, Linux, iOS, Android, Web.
- Suporta codecs de software VP8/VP9/AV1 e codecs de hardware H264/H265.
- Seja dono dos seus dados, configure facilmente uma solução de auto-hospedagem na sua infraestrutura.
- Conexão P2P com criptografia de ponta a ponta baseada em NaCl.
- Nenhum privilégio administrativo ou instalação necessária para Windows, eleve o privilégio localmente ou remotamente sob demanda.
- Gostamos de manter as coisas simples e nos esforçaremos para simplificar sempre que possível.
- Para obter instruções de configuração de auto-hospedagem, acesse nossa página inicial.
Novidades do RustDesk 1.3.3
RustDesk 1.3.3 traz várias atualizações e correções para melhorar sua experiência de área de trabalho remota, aprimorando a usabilidade e a compatibilidade, principalmente em dispositivos móveis e vários sistemas operacionais.
- Rotate ID3D11Texture2D : Uma adição notável para aqueles que usam RustDesk para aplicativos com uso intensivo de gráficos. Esse recurso traz mais flexibilidade no manuseio de texturas, o que pode melhorar a renderização visual.
- Melhoria na visibilidade do cursor : se você usa um teclado de software, ficará feliz em saber que o cursor agora permanece visível quando o teclado é exibido — uma pequena, mas importante, melhoria na qualidade de vida.
- Suporte para Área de Transferência Móvel : Transferir texto entre dispositivos ficou mais fácil com o novo suporte para área de transferência para usuários móveis. Este recurso permite que você copie e cole perfeitamente entre seus dispositivos conectados.
- Suporte ao som do sistema Mac (ARM) : para aqueles que usam dispositivos Mac com Apple Silicon (ARM), o som do sistema agora é compatível, proporcionando uma experiência de áudio mais rica durante sessões remotas.
- Filtro de catálogo de endereços sem tags : o RustDesk também melhorou a organização no catálogo de endereços, permitindo que os usuários filtrem colegas sem tags para facilitar o gerenciamento.
Além disso, o RustDesk 1.3.3 foi atualizado para o Flutter 3.24, o que melhora a compatibilidade da GPU e é especialmente útil para aqueles que trabalham com aplicativos com muitos gráficos.
No entanto, nem todas as mudanças foram avanços — a equipe decidiu reverter uma melhoria na composição de texto em coreano após descobrir que causava problemas para outros idiomas.
A atualização também se concentra em melhorar a usabilidade em dispositivos móveis. Por exemplo, o RustDesk agora impede que o cursor saia da área da tela ao usar um dispositivo móvel. Essa mudança, junto com a remoção de limitações na rolagem vertical quando o teclado virtual aparece, visa tornar a navegação móvel mais suave e intuitiva.
Outra mudança importante é a decisão de reverter o codec de vídeo padrão de volta para AV1, garantindo um bom equilíbrio entre eficiência de compressão e compatibilidade entre diferentes dispositivos e redes.
Como sempre, correções de bugs são uma parte importante de qualquer atualização de software, e o RustDesk 1.3.3 não é exceção, trazendo uma série delas. Aqui estão algumas correções importantes:
- O botão de atualização agora funciona corretamente quando senhas aleatórias são desabilitadas, garantindo que os usuários possam atualizar sua lista de conexões de forma confiável.
- O software agora lembra as posições das janelas, permitindo uma experiência do usuário mais consistente, especialmente ao trabalhar com vários monitores.
- Usuários de configurações de vários monitores apreciarão que o principal problema de exibição da interface com monitores de DPI diferentes foi resolvido, tornando o RustDesk mais compatível com configurações complexas.
- As interações entre dispositivos móveis passaram por diversas melhorias, incluindo correções para problemas de pressionamento longo e dimensionamento com dois dedos.
- Problemas irritantes como o problema da tela preta ao conectar a um dispositivo com o monitor desligado foram resolvidos.
- O problema de ruído no áudio que afetava a transmissão do Android para o Windows foi corrigido, tornando as sessões remotas mais suaves.
- Outras correções notáveis incluem problemas de decodificação de codec de hardware no Ubuntu 22.04 e resolução de falhas de transferência de arquivos envolvendo pastas vazias.
Para saber mais sobre essa versão do RustDesk, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o RustDesk
O software está disponível para download para Windows, Linux e macOS. Usuários Linux podem escolher entre pacotes RPM e DEB nativos e AppImage e Flatpak independentes de distribuição.
Para instalar a versão mais recente do RustDesk nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o RustDesk no Linux via Flatpak