Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo

Segundo informações da Cloudflare, os Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo.

A Cloudflare vê sinais de que os russos se voltam cada vez mais para fontes de notícias ocidentais para obter informações precisas sobre a situação na Ucrânia.

Uma nova postagem no blog publicada pela Cloudflare apresenta evidências estatísticas de que os internautas da Rússia estão adotando ferramentas de contorno de bloqueio de forma bastante agressiva para acessar sites de notícias britânicos, americanos e franceses.

Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo

Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo
Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo

Sim. Os Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo. Ao mesmo tempo, o governo russo parece não querer isolar o país da internet global, como muitos sugeriram que era o plano, e também incapaz de aumentar seus bloqueios de acesso a recursos devido a problemas de qualidade.

No entanto, a Rússia bloqueou o acesso aos meios de comunicação e sites sociais ocidentais para controlar a narrativa sobre sua invasão da Ucrânia.

À medida que a guerra na Ucrânia continua e a mídia russa não está fornecendo evidências de sucesso ou mesmo justificativas convincentes para a chamada operação militar especial, muitos russos estão tentando contornar bloqueios para aprender mais com os meios de comunicação ocidentais.

Em março, os aplicativos móveis mais baixados da Rússia eram várias ferramentas de VPN, Telegram e o próprio “WARP / 1.1.1.1” da Cloudflare, um resolvedor de DNS recursivo focado na privacidade que pode rotear as solicitações dos usuários por meio de um dos servidores da empresa.

O WARP protege as solicitações de DNS de serem monitoradas por provedores de serviços de Internet (ISPs), protege contra envenenamento de DNS e oferece recursos inteligentes como filtragem de malware.

Ao analisar as estatísticas de uso do WARP, a Cloudflare viu um aumento no uso na Rússia, a partir do início de março. A maioria das pesquisas de DNS provenientes desse mercado diz respeito a grandes jornais franceses, britânicos e norte-americanos.

Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo
Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo – Pesquisas de DNS russos para uma agência de notícias dos EUA Fonte: Cloudflare

“A imagem é clara nesses (três) gráficos. Os russos querem acesso a fontes de notícias não russas e, com base na popularidade de ferramentas de acesso privado à Internet e VPNs, eles estão dispostos a trabalhar para obtê-lo”, explica a Cloudflare em um post no blog sobre a nova pesquisa.

Aumentaram os ataques DDoS originários da Rússia

A Cloudflare também relata um aumento na atividade de DDoS, que culminou por volta da segunda semana de março, com origem na Rússia.

Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo
Russos estão acessando fontes de notícias ocidentais, mesmo com bloqueios do seu governo – Atividade DDoS detectada e mitigada pela Cloudflare

De acordo com a postagem do blog, esses ataques visavam sites fora da Rússia, mas foram mitigados na fonte, o que é mais fácil e eficaz.

No entanto, a gigante da internet esclarece que a origem não é necessariamente igual à atribuição, especialmente quando os ataques são de botnets DDoS que dependem de dispositivos IoT comprometidos.

Há um mês, a Cloudflare anunciou medidas especiais de proteção de dados em resposta à guerra, incluindo a limpeza dos servidores da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia em caso de perda de energia ou interrupção extensa da conexão com a Internet.

Simultaneamente, a empresa anunciou sua decisão de não sair do mercado russo, pois isso prejudicaria a liberdade e dificultaria muito o acesso a informações verdadeiras e confiáveis ​​de dentro do país.

As últimas estatísticas de DNS da Cloudflare justificam sua posição, que gerou críticas na época, pois fornecer apoio aos russos ajudou a aumentar a conscientização sobre o que está acontecendo na Ucrânia.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.