Segundo órgão fiscalizador de telecomunicações do país, a Rússia bloqueou o Signal por violar leis antiterrorismo.
O órgão fiscalizador de telecomunicações da Rússia, Roskomnadzor, restringiu o acesso ao serviço de mensagens criptografadas Signal pelo que descreve como violações da legislação russa antiterrorismo e antiextremismo.
Rússia bloqueou o Signal por violar leis antiterrorismo
A declaração foi feita depois que muitos usuários russos relataram problemas ao usar o Signal na sexta-feira, e especialistas em TI disseram que o serviço foi bloqueado na Rússia.
“O acesso do usuário ao mensageiro Signal é restrito devido a violações dos requisitos da legislação russa cujo cumprimento é necessário para impedir o uso do mensageiro para fins terroristas e extremistas”, disse Roskomnadzor à Interfax hoje.
O Signal confirmou que alguns países bloqueiam seus serviços e aconselhou os usuários a habilitar o recurso integrado de evasão de censura em Configurações do Signal > Privacidade > Avançado > Evasão de censura.
“Já começamos a trabalhar em técnicas mais avançadas de evasão de censura, mas para que esses esforços sejam mais eficazes, precisamos que as grandes empresas que estão enrolando para se afastar dos cabeçalhos SNI de texto simples comecem a levar esse problema mais a sério”, disse Signal.
“Soluções como Encrypted Client Hello (ECH) removem o nome do servidor de texto simples do handshake TLS, o que torna muito mais difícil para ISPs hostis bloquearem o acesso aos sites e serviços com os quais você se importa — mas isso ainda não é amplamente suportado. Esperamos que isso comece a mudar.”
“Enquanto isso, nossa equipe continuará a fazer tudo o que puder para manter e restaurar o acesso ao Signal. Agradecemos sua paciência e apoio.”
Isso segue uma proibição de março de 2023 sobre o uso de muitos aplicativos estrangeiros de mensagens privadas em agências governamentais e estatais russas.
A lista de aplicativos de mensagens banidos incluía Discord, Microsoft Team, Telegram, Threema, Viber, WhatsApp e WeChat, mas o Signal não foi mencionado.
A Rússia também baniu os produtos VPN mais confiáveis em três ondas: uma em janeiro de 2020, uma em junho de 2021 e uma mais recente em dezembro de 2021.
No mês passado, a Apple também removeu 25 aplicativos de rede privada virtual (VPN) (incluindo NordVPN, Proton VPN, Red Shield VPN, Planet VPN, Hidemy.Name VPN, Le VPN e PIA VPN) da App Store russa a pedido do Roskomnadzor porque eles eram usados para acessar conteúdo marcado como ilegal no país.
Na quinta-feira, o governo russo também bloqueou o acesso ao YouTube, embora um bloqueio total fosse esperado em setembro.