Alardeado como o sistema baseado em Linux perfeito pra tablets, infelizmente, alguns rumores sugerem que nem tudo está indo bem no JingOS.
JingOS é um “sistema operacional”, vamos colocar entre aspas porque dizem que não é, que foi projetado com tablets em mente, mais especificamente o JingPad A1.
O tablet tem algum hardware que vale a pena, e o sistema operacional, pelo menos no seu tablet, pode rodar aplicativos Android.
Até então, era tudo alegria, até lermos os últimos rumores: eles têm problemas internos, a versão para PC foi abandonada e parece que eles vão se concentrar na versão ARM para seu tablet.
Este e os velhos fantasmas como os dos primeiros tablets com Ubuntu Touch colocaram medo em nossos corpos.
Rumores sugerem que nem tudo está indo bem no JingOS
Sim. Rumores sugerem que nem tudo está bem no campo do JingOS. Sua loja online no Shopify está inativa e alguns membros da equipe foram demitidos.
Na semana passada, eles abandonaram o suporte para a porta x86 do JingOS, e disseram que continuariam com a versão ARM do JingOS rodando no tablet JingPad.
Sua campanha de crowdfunding foi bem-sucedida, embora com um objetivo pequeno. O desenvolvimento parecia ativo até recentemente. Seria triste se ele falhasse antes de ter a chance de realmente brilhar.
O ruim, o que experimentamos quando a Canonical falou sobre convergência, lançou tablets e depois os abandonou, é que esses rumores sobre a equipe do JingOS nos fazem sentir como se tivéssemos um déjà vu.
Eu já experimentei isso, e não foi uma coisa boa. Eu mesmo escrevi que JingOS poderia ser a melhor opção para o PineTab, e até mesmo para qualquer tablet com Linux, mas sempre tendo em mente – às vezes eu escrevo – que para que algo se concretize, os projetos não devem ser abandonados.
Teremos que ver o que acontece nas próximas semanas, mas se o JingOS + JingPad acabar falhando, por um tablet com Linux eu apostaria apenas em algo oferecido por empresas como a Canonical, e nenhum, pois eles estavam por trás de alguns que logo foram abandonados clima.
Vamos torcer para que sejam apenas rumores, ou que consigam resolver todas as suas diferenças, porque o JingPad A1 parece muito bom. Sem ela, chega-se a pensar que voltaríamos à praça de partida.