E foi lançado o Rspamd 3 com analisador de HTML retrabalhado, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse filtrador de spam no Linux.
Rspamd é um software avançado de varredura de spam de alto desempenho para servidores Linux e Unix que oferece resultados de filtro muito precisos. É rápido, de código aberto e projetado para processar centenas de mensagens por segundo simultaneamente.
O Rspamd pode funcionar com os sistemas de transferência de correio mais populares, como Postfix, Exim ou Sendmail. Cada mensagem é analisada pelo Rspamd e recebe uma pontuação de spam. Quanto maior a pontuação – maior a probabilidade de o e-mail ser considerado não solicitado.
Comparado ao SpamAssassin, o Rspamd é mantido de forma mais ativa. Por ser escrito em C, Rspamd é muito mais rápido do que Spamassassin, que é escrito em Perl.
O Rspamd possui uma série de recursos que permitem filtrar e-mail em média 10 vezes mais rápido do que o SpamAssassin, além de fornecer uma filtragem de melhor qualidade.
Além disso, o Rspamd vem com um módulo de assinatura DKIM para que você não precise usar outro software para assinar seus e-mails enviados.
Agora, o Rspamd 3 foi lançado como a versão mais recente deste software líder de filtragem de spam de código aberto e vem com muitas mudanças.
Novidades do Rspamd 3
O Rspamd 3 agora analisa HTML usando um modelo DOM, para que possa construir e construir uma árvore analisada de tags HTML em vez de uma análise ad-hoc simples.
Além disso, o Rspamd agora tem um analisador CSS integrado que atualmente está limitado a seletores simples, mas pode ser estendido no futuro.
Em conjunto com o analisador HTML moderno, o suporte CSS é muito valioso para extrair o conteúdo de e-mails e distinguir o conteúdo visível do invisível com precisão.
Também é importante notar que o Rspamd agora suporta Pyzor via plugin de serviços externos. Para quem não conhece, o Pyzor é um sistema colaborativo em rede para detectar e bloquear spam usando compilações de mensagens.
O Rspamd 3.0 inclui suporte para AWS API, que permite interagir com os serviços em nuvem da Amazon diretamente da Lua API. Um plugin simples que armazena todas as mensagens na nuvem AWS S3 também foi escrito.
Outra novidade anunciada é que o Rspamd 3 agora permite salvar e restaurar tokens bayes usando o subcomando rspamadm bayes_dump. Este recurso permite mover tokens entre instâncias de Rspamd, mesclá-los e analisá-los manualmente.
A partir da versão 3.0, o Rspamd oferece suporte para DMARC munging para a lista de e-mails.
Nesse modo, o Rspamd mudará o cabeçalho De: para algum endereço predefinido para as mensagens que têm política DMARC válida com rejeição/quarentena que, de outra forma, falhariam durante o encaminhamento da lista de e-mails.
Para saber mais sobre essa versão do Rspamd, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Rspamd<
Para instalar a versão mais recente do Rspamd nas principais distribuições Linux, use as instruções presentes na página de download do Software.