E foi lançado o Rspamd 3.9 com novo plug-in GPT para filtragem de spam, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Rspamd é um sistema de filtragem de spam gratuito e de código aberto amplamente reconhecido por sua eficiência e flexibilidade no gerenciamento de spam de e-mail por meio de vários módulos e algoritmos.
Para quem não sabe, ele é usado principalmente para integração em vários servidores e sistemas de e-mail, incluindo Postfix, Exim e Dovecot, como uma solução altamente eficiente na batalha contínua contra o spam.
Enfim, o Rspamd é um sistema avançado de filtragem de spam e estrutura de processamento de e-mail que permite a avaliação de mensagens por uma série de regras, incluindo expressões regulares, análise estatística e serviços personalizados, como listas negras de URL.
Cada mensagem é analisada pelo Rspamd e recebe um veredito que pode ser usado pelo MTA para processamento posterior (por exemplo, para rejeitar uma mensagem ou adicionar um cabeçalho especial indicando spam) junto com outras informações, como possível assinatura DKIM ou modificações sugeridas para uma mensagem.
O Rspamd pode atuar como um Milter, permitindo interação direta com sistemas MTA populares, como Postfix ou Sendmail.
O Rspamd foi projetado para processar centenas de mensagens por segundo simultaneamente e fornece uma série de recursos úteis, incluindo uma API Lua abrangente que permite acesso ao processamento de mensagens em vários aspectos, bem como API de rede assíncrona para acessar recursos externos, como DNS, HTTP ou até mesmo serviços TCP/UDP genéricos.
O programa é construído com uma arquitetura modular, permitindo aos usuários habilitar ou desabilitar diversos módulos de acordo com suas necessidades.
Agora, foi lançado o Rspamd 3.9.
Novidades do Rspamd 3.9
A nova atualização do Rspamd 3.9 introduziu novos recursos interessantes, como tecnologias de IA de ponta, então vamos dar uma olhada neles.
Começaremos dizendo que este é um recurso revolucionário! Historicamente dependente de métodos bayesianos, a introdução do GPT no novo Rspamd 3.9 aproveita modelos de linguagem grande para aprimorar a classificação de texto e o aprendizado não supervisionado na filtragem de spam.
O módulo complementa métodos tradicionais como a análise bayesiana, que apresentam dificuldades devido aos baixos níveis de confiança ou aos dados de treinamento limitados.
Ele oferece uma compreensão textual mais profunda que pode ajudar a identificar e classificar spam de forma mais eficaz.
O novo plug-in GPT do Rspamd permite avaliação seletiva de e-mail, com foco em elementos como linha de assunto, informações do remetente e URLs incorporados.
Ele envia o texto extraído para a API OpenAI GPT, que então retorna uma pontuação de probabilidade de spam no formato JSON, garantindo que a saída seja acionável e fácil de integrar aos sistemas existentes.
Para obter informações mais detalhadas, o Rspamd forneceu uma postagem de blog dedicada e uma documentação abrangente sobre esse recurso inovador.
Uma das principais atualizações do Rspamd 3.9.0 é a otimização de sua configuração de filtragem bayesiana. O software agora opera com um tamanho de janela reduzido de duas palavras por padrão, diminuindo significativamente em relação à janela anterior de cinco palavras.
Essa mudança levou a uma redução de quatro vezes nos requisitos de armazenamento, sem comprometer a precisão ou o desempenho da detecção de spam.
Os usuários também podem utilizar o novo utilitário rspamadm classifier_test para realizar seus próprios testes e ajustar a precisão do sistema.
A versão também inclui melhorias significativas nos módulos conhecidos_senders e respostas. Essas melhorias permitem que o sistema reconheça e avalie melhor os e-mails de remetentes interagidos anteriormente, reduzindo falsos positivos e melhorando a experiência geral do usuário.
Além disso, os multiplicadores dinâmicos para limites de taxa foram desativados por padrão para simplificar a configuração e evitar possíveis confusões do usuário.
O Rspamd 3.9.0 corrige vários bugs e introduz vários novos recursos. Notavelmente, o software agora suporta o formato de serialização de messagepack em sua API HTTP, e vários problemas em plug-ins como multimap e greylisting foram resolvidos.
A atualização também inclui melhorias nas verificações de dados do usuário Lua e no tratamento de cabeçalhos compactados.
Para saber mais sobre essa versão do Rspamd, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Rspamd
O Rspamd é empacotado para as principais distribuições Linux e também está disponível via ports FreeBSD , NetBSD pkgsrc e ports OpenBSD .
Para instalar a versão mais recente do Rspamd você pode usar o gerenciador de pacotes de sua distro, ou acesse a página de downloads do software, onde os pacotes podem ser baixados e também há a documentação ensinando a instalar usando Docker, pacotes para RHEL, Debian/Ubuntu, outras distribuições Linux, BSD e como compilar o rspamd a partir do código fonte.