E foi lançado o ROSA Fresh 12.3 com melhorias no tempo de inicialização. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
ROSA Fresh é uma distribuição Linux moderna russa, criada pela comunidade e disponível legalmente para todos gratuitamente e cujo código fonte do sistema é publicado sob a licença GPL.
O ROSA originou-se como um fork da agora extinta distribuição Mandriva Linux e foi desenvolvido de forma independente desde então. A empresa ROSA foi fundada no início de 2010 e lançou a primeira versão de seu sistema operacional em dezembro de 2010.
Inicialmente, visava usuários corporativos, mas no final de 2012 a ROSA lançou sua distribuição orientada ao usuário final, Desktop Fresh.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão de patch de “ROSA Fresh 12.3”, uma distro desenvolvida pela comunidade e distribuída gratuitamente, construída na plataforma rosa2021.1, foi anunciada recentemente.
Novidades do ROSA Fresh 12.3
O lançamento se destaca pelo fato de que, além das imagens construídas anteriormente com KDE 5, GNOME e LXQt, foram lançadas imagens com Xfce e uma imagem de servidor minimalista, sendo esta a primeira compilação da distribuição de servidores baseada na base do LXQt .Pacote COR-DE-ROSA Fresh.
A compilação do servidor inclui apenas o conjunto mínimo de componentes necessários para o trabalho conveniente do administrador, e você pode instalar os pacotes necessários do repositório, incluindo, por exemplo, o FreeIPA e o fork russo do nginx Angie com módulos adicionais.
Nesta nova versão da distribuição, a base foi atualizada, juntamente com o kernel Linux sendo atualizado para a versão 5.15.75 (o branch 5.10 enviado anteriormente ainda é suportado).
Outra mudança importante é que o layout de disco recomendado pelo instalador (swap ativado) suporta o mecanismo zswap, que usa o algoritmo zstd para compactação, permitindo que funcione eficientemente em sistemas com uma pequena quantidade de RAM.
Além disso, nota-se também que o formato das imagens de inicialização foi alterado: a unidade flash com a imagem ROSA Linux agora é montada por padrão e seu conteúdo pode ser visualizado no gerenciador de arquivos.
Para cada ambiente de usuário, agora há duas imagens disponíveis: padrão (com suporte a UEFI e BIOS, mas com tabela de partição MBR) e .uefi (também com suporte a UEFI e BIOS, mas com tabela de partição GPT), que permite instalar o sistema em uma ampla variedade de computadores.
Por outro lado, o trabalho foi feito para diminuir o tempo limite padrão no carregador de inicialização, o sistema inicializa mais rápido agora.
Das outras mudanças que se destacam da nova versão:
- Adicionado um utilitário de console para instalação automática de drivers de vídeo NVIDIA kroko-cli (desenvolvimento próprio, código-fonte) em imagens.
- Note-se também que agora o console oferece suporte para ajuda em russo com base no termhelper (desenvolvimento próprio).
- O dnfdragora oculta pacotes de 32 bits em imagens de 64 bits para conveniência do usuário.
- Se os espelhos primários não estiverem disponíveis para instalar pacotes, é fornecida uma alternância automática para os espelhos de backup.
- O pacote rootcerts-russia com certificados do centro de certificação do Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia foi adicionado às imagens (o pacote pode ser removido sem interromper o desempenho do sistema).
- Adicionado indicador gráfico de atualização rosa-update-system às imagens (desenvolvimento próprio). O Xfce usa o sinalizador de atualização dnfdragora.
- Drivers adicionais adicionados às imagens para suportar Realtek Bluetooth e WiFi.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o ROSA Fresh 12
A imagem ISO do ROSA Fresh 12 já com KDE Plasma 5, LXQt, GNOME, Xfce e sem GUI, pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários que já possuem uma versão anterior do ROSA Fresh R12.x instalada receberão a atualização automaticamente.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux