Anunciado recentemente, ROMA, o primeiro laptop com processador RISC-V, já está à venda. Confira os detalhes desse notebook.
O ROMA Laptop é o primeiro notebook alimentado por um processador RISC-V. Anunciado pela primeira vez neste recentemente, agora está disponível para compra no Alibaba por US$ 1.499 ou mais.
ROMA, o primeiro laptop com processador RISC-V, já está à venda
Neste momento, o fabricante planeja enviar apenas cerca de 100 unidades até o final do ano e até mais 1.000 no primeiro trimestre de 2023.
E você precisará entrar em contato com o fornecedor para obter detalhes exatos de preços e especificações antes de fazer um pedido. Mas pelo menos sabemos mais sobre esse chip que alimenta o laptop.
O laptop é o resultado de uma parceria entre a DeepComputing da China e a Xcalibyte, e é equipado com um novo processador Alibaba T-Head TH1520.
Possui quatro núcleos de processador RISC-V de 64 bits Xuantie C910 de 2,5 GHz, uma unidade de processamento neural com desempenho de até 4 TOPS e uma GPU Imagination.
O laptop também possui uma tela de 14,1 polegadas, 1920 x 1080 pixels, 16 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, teclado retroiluminado, portas HDMI, USB-C e USB-A, leitor de cartão SD, porta Ethernet, WiFi 5 e suporte a Bluetooth , e uma webcam de 1080p.
Neste ponto, o laptop ROMA é provavelmente um notebook que apenas um desenvolvedor poderia amar.
Mas ainda é um dispositivo de referência que pode abrir caminho para uma adoção mais ampla de processadores RISC-V em computadores convencionais, oferecendo uma alternativa aberta aos processadores x86 e ARM que atualmente dominam o espaço.