Valve lança Proton para permitir rodar jogos do Windows no Linux

Confirmando uma noticia publicada recentemente aqui no Blog, a Valve lançou o recurso Proton para permitir rodar jogos do Windows no Linux.


O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Esse recurso também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.

Valve lança Proton para permitir rodar jogos do Windows no Linux
Valve lança Proton para permitir rodar jogos do Windows no Linux

Mesmo que já existam mais de 3.000 jogos no Steam que ofereçam suporte para a plataforma Linux, a Valve quer permitir que usuários do Steam usem ainda mais jogos, especialmente jogos para Windows que nunca receberam uma versão para Linux (e provavelmente não receberão).

A empresa espera incentivar os desenvolvedores a portar seus títulos para a plataforma Linux em futuro próximo. Até lá, ela tem trabalhado em uma alternativa, que agora está se materializando.

Valve lança Proton para permitir rodar jogos do Windows no Linux

Anunciado em 2010, o recurso Steam Play permite que os usuários do Steam acessem as versões de seus jogos em Windows, Mac e Linux com uma única compra.

Para alcançar seu objetivo de levar os jogos a todas as plataformas, a Valve está introduzindo hoje uma nova funcionalidade no Steam Play, chamada Proton.

O Proton é uma distribuição modificada do software Wine que permite que usuários de Linux e Mac instalem e executem jogos e aplicativos do Windows em seus computadores, ou seja, o recursos irá tornar possível a instalação de jogos do Windows no Linux, diretamente no cliente Linux Steam.

No anúncio, Pierre-Loup Griffais, engenheiro da Valve, disse o seguinte:

“Nosso objetivo para este trabalho é permitir que os usuários do Steam para Linux tenham fácil acesso a um catálogo maior. Acreditamos que ele também permitirá que futuros desenvolvedores aproveitem seu trabalho de outras plataformas para atingir o Linux. Isso lhes daria a opção de se concentrar em áreas que fariam uma diferença de experiência significativa para todos os usuários, como suporte ao Vulkan.”

Com isso, agora os usuários do Steam poderão instalar jogos do Windows com suporte nativo a OpenVR e Steamworks enquanto desfrutam de uma melhor experiência de jogo, graças às implementações DirectX 11 e 12 baseadas em Vulkan no componente Proton baseado no Wine, com melhorias no modo tela cheia e no suporte a controlador de jogos, bem como melhor desempenho ao executar jogos multi-threaded.

Como o novo e melhorado recurso Steam Play está atualmente disponível através do mais recente cliente do Steam Beta, a Valve está atualmente testando todo o catálogo de jogos do Windows para ver quais títulos funcionam bem na plataforma Linux através do seu emulador Proton baseado no Wine.

No momento, há suporte para apenas 27 títulos, mas a Valve promete que muito mais estará disponível quando o Steam Play atingir o canal estável.

Entre os jogos do Windows que podem ser jogados no Linux, podemos mencionar Among the Windows games playable on Linux, we can mention DOOM, DOOM II: Hell on Earth, DOOM VFR, FINAL FANTASY VI, S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl, Fallout Shelter, QUAKE, Star Wars: Battlefront 2, Warhammer 40,000: Dawn of War – Dark Crusade, Warhammer 40,000: Dawn of War – Soulstorm, Mount & Blade, Mount & Blade: With Fire & Sword, PAYDAY: The Heist e Tekken 7.

Também são suportados The Last Remnant, Tropico 4, Ultimate Doom, Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2012, Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2013, Bejeweled 2 Deluxe, Geometry Dash, Beat Saber, Doki Doki Literature Club!, Into The Breach, NieR: Automata, FATE e Google Earth VR.

Todos esses títulos foram colocados em uma lista branca da Valve. No entanto, os usuários também podem rodar jogos que não estão na lista, usando uma opção de override no cliente Linux Steam chamada “Enable Steam Play for all titles” (Ativar Steam Play para todos os títulos).

Até que mais títulos do Windows sejam disponibilizados via Steam Play para os jogadores do Linux, a Valve também dá a eles uma nova maneira de votar em seus jogos favoritos, para que a empresa tenha certeza de que eles estejam entre os primeiros a serem compatíveis com o Steam Play.

Veja também

Como instalar o cliente Steam no Ubuntu via Flatpak
Como instalar o cliente Steam no Linux com Linux Steam Integration
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu
Como instalar o cliente Steam for Windows com Wine no Linux via Snap
Steam OS no Ubuntu e derivados – veja como instalar

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.