Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas

Conheça melhor o Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas. Confira a história, as motivações e tudo mais que há por trás dessa distro.

Rocky Linux é uma distribuição Linux que se destina a ser uma versão compatível com binário completo downstream usando o código-fonte do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux.

O objetivo do projeto é fornecer um sistema operacional corporativo de nível de produção com suporte da comunidade.

Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas

Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas
Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas

Por muito tempo, o CentOS foi uma escolha confiável para servidores baseados em Linux, porque era efetivamente uma versão gratuita do Red Hat Enterprise Linux (RHEL). Todos os recursos que tornaram o RHEL o Linux de classe empresarial dominante foram incluídos no CentOS.

Em 8 de dezembro de 2020, a Red Hat, que havia adquirido o projeto CentOS, anunciou abruptamente uma mudança em seu foco na esteira da aquisição da Red Hat pela IBM.

Eles anunciaram que iriam transferir todos os seus investimentos no CentOS Linux da popular distribuição downstream do CentOS.

Essa mudança também significava que o CentOS seria upstream do RHEL, em vez de downstream, de modo que os usuários do CentOS seriam testadores beta efetivos para o RHEL.

Como havia tantos usuários contando com uma versão do CentOS que não teria suporte antes do planejado, a comunidade percebeu a necessidade de um novo projeto.

Em resposta, o fundador original do CentOS Gregory Kurtzer está liderando o esforço para criar uma nova versão da distro, para atingir os objetivos originais do CentOS.

Kurtzer disse que estava pensando em criar uma nova versão do CentOS desde que a Red Hat o adquiriu em 2014.

“E então, quando a IBM o adquiriu, você sabe, eu estava pensando sobre isso ainda mais, e então, quando o CentOS foi cancelado, parecia muito claro que isso precisava acontecer.”

Confirmando suas palavras, Kurtzer não perdeu tempo. A Red Hat anunciou que estava mudando o foco do CentOS de build downstream para o CentOS Stream de build upstream em 8 de dezembro de 2020, e no dia seguinte o esforço de desenvolvimento do Rocky Linux foi lançado no Github. Mais de 650 colaboradores aderiram em menos de 24 horas.

Por que Rocky Linux?

Kurtzer iniciou o CAOS Linux, uma distribuição Linux baseada em RPM, na época em que a Red Hat anunciou o fim da vida de seu Red Hat Linux em favor do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) baseado em assinatura.

Embora o RHEL estivesse disponível apenas por meio de um modelo de assinatura paga, o código-fonte do projeto estava disponível ao público.

O CentOS se originou como um build do CAOS Linux, iniciado por Gregory Kurtzer em 2002.

Um dos voluntários do projeto, Rocky McGaugh, um desenvolvedor do CAOS, se ofereceu para construir uma nova distribuição baseada no RHEL. Eles o chamaram de CentOS, para “Community Oriented Enterprise Operating System”. Desde 2004, o CentOS é um clone downstream gratuito do RHEL.

"Pensando nos primeiros dias do CentOS... Meu cofundador foi Rocky McGaugh. Ele não está mais conosco, então como um H / T dele, que nunca viu o sucesso que o CentOS veio a ser, eu apresento para vocês... Rocky Linux."

Resumindo, o nome Rocky Linux é uma homenagem ao falecido co-fundador do CentOS, Rocky McGaugh.

Rocky Linux

Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas
Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas

Em 12 de dezembro de 2020, o repositório de código do Rocky Linux havia se tornado o repositório de tendências no GitHub.

A primeira versão candidata a lançamento do Rocky Linux foi lançada em 30 de abril de 2021. Em 21 de junho de 2021, a versão geral disponível (GA) do Rocky Linux 8.4 foi lançada com o codinome “Green Obsidian”. Ele atraiu 80.000 downloads nas primeiras 72 horas após seu lançamento oficial.

A instalação do Rocky Linux é semelhante ao CentOS e praticamente todos os outros programas de instalação do Linux. Se você já instalou o CentOS antes, tudo isso parecerá muito familiar porque é o mesmo processo de instalação.

Rocky Linux está disponível para download para os sistemas x86_64 e ARM64 em várias imagens ISO, incluindo DVD, imagens mínimas e ISO de inicialização. O programa de instalação é gráfico, embora a imagem Minimal instale apenas uma configuração baseada em console por padrão.

Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas
Rocky Linux, um substituto do CentOS pronto para empresas

Como o CentOS e o Rocky Linux são construídos a partir do RHEL e com a estabilidade sendo o nome do jogo, estabilidade significa pacotes mais antigos testados e testados. Rocky Linux usa o systemd como está em seu software e vem com o sistema de arquivos XFS por padrão.

A distro usa DNF (Dandified YUM) como gerenciador de pacotes. É uma atualização do agora obsoleto gerenciador de pacotes YUM, que era o gerenciador de pacotes para versões mais antigas de distribuições Red Hat Linux, como RedHat e CentOS 7.

Existe um link simbólico para yum para dnf no Rocky Linux, então você ainda pode usar o comando yum como antes, devido ao fato de que dnf usa quase a mesma sintaxe de comando do yum.

Para saber mais sobre a distribuição Rocky Linux, você pode visitar o site do projeto.

Resultado

Rocky Linux parece estar ganhando aceitação em um ritmo rápido. Na verdade, tem uma chance muito boa de se tornar uma distribuição Linux amplamente usada. Grandes nomes também desejam ser associados a ele.

Google Cloud, Amazon Web Services e Microsoft Azure são algumas das empresas que patrocinam o Rocky Linux. Portanto, o futuro parece mais promissor do que nunca.

Em conclusão, se você confia no CentOS e não deseja executar o CentOS Stream ou pagar pelo RHEL, pode muito bem considerar o Rocky Linux. Definitivamente, você terá uma base sólida para seu servidor.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.