Rocky Linux 9.4 lançado com base no RHEL 9.4

E foi lançado o Rocky Linux 9.4 com base no RHEL 9.4, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

CentOS é um fork do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e, sem dúvida, uma escolha popular para implantar em servidores de produção por causa de sua estabilidade e compatibilidade sólidas.a

Mas, agora com o CentOS Stream, a Red Hat acabou de matar o CentOS como o conhecemos.

Gregory M. Kurtzer, que por acaso é o criador do CentOS Linux, não parece que gostou da “mudança de direção” do CentOS Linux, anunciada oficialmente pela Red Hat, e criou o Rocky Linux.

Rocky Linux é um sistema operacional comunitário corporativo projetado para ser 100% compatível bug-a-bug com o Red Hat Enterprise Linux. É liderado por Gregory Kurtzer, o fundador do projeto CentOS e está disponível para as arquiteturas de processador x86_64 e AArch64.

Enfim, o Rocky Linux, uma nova distribuição Linux construída a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux, é a última opção disponível para todos os usuários CentOS desencantados cuja distribuição preferida foi encerrada abruptamente em dezembro de 2020.

Agora, a Rocky Enterprise Software Foundation orgulhosamente anunciou a disponibilidade geral do Rocky Linux 9.4 como mais uma alternativa CentOS gratuita e de código aberto baseada no Red Hat Enterprise Linux.

Novidades do Rocky Linux 9.4

Rocky Linux 9.4 lançado com base no RHEL 9.4
Rocky Linux 9.4 lançado com base no RHEL 9.4

Baseado no Red Hat Enterprise Linux 9.4, o Rocky Linux 9.4 introduz novos recursos do construtor de imagens, como a capacidade de especificar pontos de montagem personalizados arbitrários, exceto para caminhos específicos que são reservados para o sistema operacional, criar diferentes modos de particionamento e personalizar opções personalizadas para perfis e adicionar adicioná-los às personalizações do seu blueprint usando opções selecionadas e não selecionadas para adicionar e remover regras.

Em relação aos novos recursos e melhorias de segurança, Rocky Linux 9.4 traz:

  • Image Builder/Construtor de imagens : os usuários agora podem especificar pontos de montagem personalizados e selecionar diferentes modos de particionamento, como auto-lvm, lvm e raw.
  • Segurança : A versão inclui vários aprimoramentos de segurança, incluindo o espaço de usuário SELinux versão 3.6, componentes de servidor Keylime para segurança aprimorada baseada em TPM e configurações de criptografia TLS/SSL personalizáveis ​​para Rsyslog.

Rocky Linux 9.4 também adiciona o construtor de dispositivos de próxima geração KIWI do openSUSE como um novo fluxo de trabalho de construção de imagens e processo para construção de imagens que são completas com recursos das imagens antigas.

No entanto, o Image Factory ainda está sendo usado para construir imagens Vagrant-VBox, Vagrant-VMware e OCP-Base (Oracle Cloud Platform).

Os desenvolvedores explicaram que:

“As imagens restantes de Cloud, Container e Vagrant foram construídas usando KIWI. O novo fluxo de trabalho de construção permitirá que o Rocky Linux forneça atualizações mais frequentes às nossas imagens em todos os provedores de nuvem.”

Esta versão também altera a conta do editor Rocky Linux para o Azure Marketplace e descontinua imagens anteriores.

As imagens Azure do Rocky Linux agora são publicadas sob o nome resf. Além disso, para facilitar a execução do Rocky Linux no Azure, as imagens agora estão disponíveis gratuitamente na Azure Community Gallery.

Nos bastidores, o Rocky Linux 9.4 inclui os mesmos componentes atualizados do Red Hat Enterprise Linux 9.4 upstream, como SELinux 3.6, GnuTLS 3.8.3, nettle 3.9.1, p11-kit 0.25.3, libkcapi 1.4.0, stunnel 5.71, audit 3.1.2, Rsyslog 8.2310, SCAP Security Guide 0.1.72, openCryptoki 3.22.0, synce4l 1.0.0, chrony 4.5, linuxptp 4.2, elfutils 0.190, Go 1.21.0, Rust 1.75.0, LLVM 17.0.6, Git 2.43.0, Python 3.12, firewalld 1.3, nftables 1.0.9, iptables 1.8.10, PostgreSQL 16, MariaDB 10.11, nginx 1.24, PHP 8.2, Ruby 3.3.0, GCC 13, e Linux kernel 5.14.0-427.13.1.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Rocky Linux 9.4

Os usuários existentes do Rocky Linux 8 poderão atualizar suas instalações para a série Rocky Linux 9, mas os desenvolvedores recomendam uma nova instalação.

Lembre-se de que o Rocky Linux 8 continuará com suporte até 31 de maio de 2029, enquanto o Rocky Linux 9 terá suporte até 31 de maio de 2032.

A imagem ISO do Rocky Linux 9.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Dito isso, você pode baixar Rocky Linux 9 agora mesmo como imagens DVD (Full), Minimal ou Boot ISO para arquiteturas de hardware de 64 bits (x86_64) e AArch64 (ARM64).

As imagens Rocky 9.4 para todas as arquiteturas x86-64, aarch64, ppc64le e s390x estão disponíveis para aqueles que planejam usá-las como contêineres.

Além disso, as imagens oficiais do Rocky Linux agora estão disponíveis na Oracle Cloud Platform. Claro, imagens atualizadas para as nuvens Amazon EC2 e Microsoft Azure também estão disponíveis.

Já os usuários existentes do Rocky Linux 9 precisam apenas atualizar suas instalações executando o comando sudo dnf -y upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.