E foi lançado RISC OS 5.30 com melhorias e correções. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
RISC OS é um sistema operacional de computador originalmente projetado pela Acorn Computers Ltd em Cambridge, Inglaterra, em 1987.
O RISC OS foi projetado especificamente para rodar no chipset ARM, que a Acorn projetou simultaneamente para uso em sua nova linha de computadores pessoais Archimedes.
As versões mais recentes estáveis podem ser executadas em máquinas ARMv3/ARMv4 RISC, o ARMv5 Iyonix, assim como processadores, ARMv7, Cortex-A8, Cortex-A9 (como usado no PandaBoard).
Ele está disponível para algumas das placas de computador ARM populares, como Beagleboard, IOMD, Iyonix, OMAP5, Pandaboard, Raspberry Pi e Titanium.
Seu nome vem da arquitetura RISC (computação com conjunto de instruções reduzido) suportada. Rápido, compacto e eficiente, o RISC OS é desenvolvido e testado por uma comunidade leal de desenvolvedores e usuários.
RISC OS é um sistema leve, uma instalação completa ocupa menos de 4 Mb. Pode ser instalado em memória flash (ao lado u-boot) para um início muito rápido. O sistema é bastante simplista: multitarefa cooperativa, pouca proteção de memória.
O RISC OS não é uma versão do Linux, nem está de forma alguma relacionado ao Windows, e possui vários recursos e aspectos exclusivos em seu design.
Agora, Steve Revill anunciou o lançamento do RISC OS 5.30.
Novidades do RISC OS 5.30
No RISC OS 5.30, o tempo de gestação permitiu uma colheita abundante de 347 melhorias na imagem e aplicativos ‘HardDisc4’, e para a imagem ‘ROM’ do sistema operacional principal em torno de 329 melhorias, o número exato depende de qual hardware você possui.
Pela primeira vez, o OMAP5, mais comumente usado com o design de hardware IGEPv5, mudou para uma versão estável após resolver um problema de bloqueio anterior com seu driver de vídeo.
Para muitos novos usuários, o computador Raspberry Pi de baixo custo é a primeira incursão no uso do RISC OS.
A imagem pronta do cartão SD foi atualizada para incluir: aplicativo de editoração eletrônica Ovation Pro; suporte WiFi pronto para uso para os modelos que possuem o chip integrado;
Além disso, no RISC OS 5.30 a edição completa de leitura/gravação do SparkFS, agora integrada à distribuição padrão em todas as plataformas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o RISC OS 5.30
A imagem ISO do RISC OS 5.30 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux