RISC OS – um sistema operacional retro para o Raspberry Pi

Se você usa o Raspberry Pi e quer experimentar um novo sistema, conheça mais um pouco sobre o RISC OS e descubra onde baixar para experimentá-lo.

O RISC OS é um sistema operacional originalmente desenvolvido pela Acorn Computers Ltd, uma empresa sediada em Cambridge, Inglaterra.

RISC OS - um sistema operacional retro para o Raspberry Pi
RISC OS – um sistema operacional retro para o Raspberry Pi

Lançado pela primeira vez em 1987, foi especificamente projetado para rodar no chipset ARM, que a Acorn projetou simultaneamente para uso em sua nova linha de computadores pessoais Archimedes.

As versões mais recentes estáveis ​​podem ser executadas em máquinas ARMv3/ARMv4 RISC, o ARMv5 Iyonix, assim como processadores, ARMv7, Cortex-A8, Cortex-A9 (como usado no PandaBoard).

RISC OS é um sistema leve, uma instalação completa ocupa menos de 4 Mb. Pode ser instalado em memória flash (ao lado u-boot) para um início muito rápido.

O sistema é bastante simplista: multitarefa cooperativa, pouca proteção de memória.

Um pouco sobre o RISC OS

O sistema operacional RISC OS é monousuário. Embora a maioria dos multitarefas preventivas (PMT) e multiencadeados dos sistemas operacionais de desktop atuais, o RISC OS fica com um sistema CMT.

O núcleo do sistema operacional é armazenado na ROM, o que fornece um tempo de inicialização rápido e segurança contra corrupção do sistema operacional.

O sistema fornece muitas maneiras em que o programador pode interceptar e modificar sua operação. Isso simplifica a tarefa de modificar seu comportamento, seja na interface gráfica ou em algo mais profundo.

Sistema de arquivos

O sistema de arquivos é orientado por volume: o nível superior da hierarquia de arquivos é um volume (disco, compartilhamento de rede) com o prefixo do tipo de sistema de arquivos.

Para determinar o tipo de arquivo, o sistema operacional usa metadados em vez de extensões de arquivo.

Os dois pontos são usados ​​para separar o sistema de arquivos do resto da rota; a raiz é representada por $() e os diretórios são separados por uma parada completa (.).

Extensões de sistemas de arquivos externos são mostradas por uma barra (exemplo.txt seria exemplo/txt).

Isso permite o manuseio transparente de arquivos e arquivos semelhantes, que aparecem como diretórios com algumas propriedades especiais.

Os arquivos dentro do arquivo de imagem aparecem na hierarquia abaixo do arquivo principal.

Formatos de arquivo

Como dito antes, o sistema operacional usa metadados para distinguir formatos de arquivo. O módulo MimeMap designa alguns tipos de arquivos comuns de outros sistemas para tipos de arquivos.

Desktop

RISC OS - um sistema operacional retro para o Raspberry Pi

A interface WIMP é baseado em um empilhamento gerenciador de janelas e incorpora três botões do mouse (chamado Select, Menu e instalação), menus sensíveis ao contexto, a janela de controle ordem (ou seja, enviar de volta) e abordagem dinâmica a janela (uma janela pode ter foco de entrada em qualquer posição da pilha).

A barra de ícones (Dock) contém ícones representando unidades de disco montadas, discos RAM, aplicativos em execução, utilitários do sistema e arquivos encaixados, diretórios ou aplicativos inativos. Esses ícones têm menus de contexto e suportam arrastar e soltar.

Aplicações do RISC OS

O sistema operacional RISC vem com uma série de aplicativos de desktop na forma de software pré-instalado.

Finalmente, o sistema operacional RISC vem com uma versão do BBC BASIC, que permite iniciar a programação com uma linguagem de acesso simples.

Baixe e experimente o RISC OS

Quase todos os anos, desde 1987, pelo menos uma nova máquina compatível com RISC OS apareceu. Os mais populares atualmente são o Raspberry Pi 3, o BeagleBoard e o Pandora.

Alguns fabricantes oferecem computadores dedicados, o que permite uma máquina mais rápida graças, por exemplo, ao uso de SATA para conectar um SSD (mais rápido que um cartão SD).

Finalmente, esse sistema como tal para ambientes produtivos ou tarefas diárias não é funcional.

No entanto, ele é muito útil para quem está estudando programação e o sistema serve perfeitamente como referência para construir a estrutura e as funções de um sistema operacional.

RISC OS pode ser baixada acessando a página de download do sistema.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.