Rhino Linux 2024.1 lançado com atualizações e correções

E foi lançado o Rhino Linux 2024.1 com atualizações e correções, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Rhino Linux reinventa a experiência do Ubuntu como uma distribuição de lançamento contínuo em um ambiente de desktop estável.

O gerenciador de pacotes Pacstall está no centro da distribuição, fornecendo pacotes essenciais, como o kernel do Linux, Firefox, aplicativos e temas específicos do Rhino Linux.

Ao contrário do Ubuntu, o Rhino é um sistema operacional de lançamento contínuo, o que significa que as atualizações são entregues com frequência e sempre que estiverem disponíveis, em vez de salvar tudo para uma grande atualização do sistema operacional que ocorre apenas algumas vezes por ano (se houver).

Pacstall sempre fornecerá o software mais recente, mesmo software que não esteja disponível nos repositórios do Ubuntu, e nossa configuração XFCE personalizada fornece uma área de trabalho tradicional que simplesmente funciona, para que você possa começar a usar seu computador instantaneamente.

No Rhino Linux, o ambiente XFCE Desktop é usado por sua base estável e sólida.

E agora, foi oficializado o lançamento do Rhino Linux 2024.1.

Novidades do Rhino Linux 2024.1

Rhino Linux 2024.1 lançado com atualizações e correções
Rhino Linux 2024.1 lançado com atualizações e correções

Sim. Depois de uma espera muito esperada, mais de cinco meses após o último lançamento 2023.4, a equipe Rhino anunciou o novo Rhino Linux 2024.1.

O desenvolvimento do novo Rhino Linux 2024.1 teve seus obstáculos. A equipe enfrentou um período de estagnação devido ao esgotamento dos desenvolvedores, o que levou a uma reavaliação da estrutura organizacional.

Isto resultou na elaboração de uma nova “constituição do Rhino Linux”, enfatizando o envolvimento da comunidade e as práticas de desenvolvimento sustentável.

A nova versão também foi retardada por extensas atualizações na base de código do Ubuntu, incluindo patches obrigatórios relacionados ao snap, uma mudança de horário de 64 bits e vulnerabilidades de segurança em utilitários XZ.

Apesar desses desafios, porém, a equipe conseguiu resolver problemas críticos prontamente usando o Pacstall, garantindo que o lançamento, embora atrasado, atendesse aos altos padrões esperados por seus usuários.

O Rhino Linux 2024.1 apresenta vários aprimoramentos importantes, principalmente os lançamentos mais recentes do Pacstall, que agora estão na versão 5.0.

Ele viu grandes melhorias, incluindo atualizações no formato pacscript para melhor segurança e recursos de teste e melhorias que permitem uma experiência mais amigável para scripts e gerenciamento de pacotes.

Infelizmente, o lançamento apresenta pequenas falhas.

Os usuários podem descobrir que os ícones da área de trabalho não aparecem nas ISOs de inicialização ao vivo, embora esse problema seja resolvido após a instalação.

Para aqueles que encontram problemas de exibição com o plugin de menu global no Unicorn, uma correção temporária envolve ajustar as configurações CSS nos arquivos de configuração do sistema.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Rhino Linux 2024.1

As imagens ISO do Rhino Linux 2024.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distro, onde há imagens para computadores tradicionais (x86_64), para dispositivos PINE64 e para Raspberry Pi (ARM64).

Os usuários atuais do Rhino podem atualizar para a versão mais recente executando rpk update -yem no seu terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.