E foi lançado o Rhino Linux 2023.1 com o Unicorn Desktop, seu novo desktop. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Rhino Linux reinventa a experiência do Ubuntu como uma distribuição de lançamento contínuo em um ambiente de desktop estável.
O gerenciador de pacotes Pacstall está no centro da distribuição, fornecendo pacotes essenciais, como o kernel do Linux, Firefox, aplicativos e temas específicos do Rhino Linux.
Ao contrário do Ubuntu, o Rhino é um sistema operacional de lançamento contínuo, o que significa que as atualizações são entregues com frequência e sempre que estiverem disponíveis, em vez de salvar tudo para uma grande atualização do sistema operacional que ocorre apenas algumas vezes por ano (se houver).
Pacstall sempre fornecerá o software mais recente, mesmo software que não esteja disponível nos repositórios do Ubuntu, e nossa configuração XFCE personalizada fornece uma área de trabalho tradicional que simplesmente funciona, para que você possa começar a usar seu computador instantaneamente.
No Rhino Linux, o ambiente XFCE Desktop é usado por sua base estável e sólida.
Mas agora, foi oficializado o lançamento do Rhino Linux 2023.1, que é a primeira versão estável do sistema operacional que começou como Ubuntu Rolling.
Rhino Linux 2023.1 lançado com o Unicorn Desktop
Além de ser um tipo de lançamento contínuo, diferenciando-o ainda mais do Ubuntu upstream, o Rhino usa o Pacstall como um gerenciador de pacotes semelhante ao AUR para o Ubuntu.
O Rhino Linux também usa o “Unicorn Desktop” como sua mistura do ambiente de desktop Xfce. O Rhino Linux também se orgulha de usar “padrão são” e se esforça para uma melhor experiência do usuário.
O Rhino Linux sempre usou o Xfce, mas não faz muito tempo eles introduziram uma variação que chamaram de Unicorn Desktop.
A interface lembra muito o GNOME 3, com o painel superior, um dock à esquerda e áreas de trabalho virtuais saindo à direita. Seus desenvolvedores adicionaram algumas de suas próprias ferramentas, como a barra de pesquisa.
O gerenciador de pacotes que eles escolheram é o Pacstall, semelhante ao Arch Linux AUR. A razão é que, sendo uma distro Rolling Release, as atualizações devem ser rápidas, e o Pacstall suporta isso.
Mas os usuários mais acostumados com o Ubuntu não se preocupem, pois o APT ainda está disponível. Recomenda-se, no entanto, usar o Pacstall desde que o pacote esteja em seu repositório.
Para procurar um pacote com Pacstall você deve escrever no terminal e sem as aspas “sudo pacstall -S package
“, e se houver correspondências, instale-o com “sudo pacstall -I match
“, trocando “package
” pelo nome do pacote para procurar e “combinar” a correspondência que queremos instalar.
Além disso, possui o gerenciador de pacotes rhino-pkg que combina APT, Pacstall, Flatpak e Snap. Se não soubermos onde encontrar um pacote, podemos digitar pkg package
para ver as opções e suas fontes.
O desenvolvedor oklopfer diz que as compilações do PinePhone do Rhino Linux são baseadas no Ubuntu Touch 20.04, mas apresentam versões modificadas do ambiente de desktop Xfce, teclado do sistema e patches para adicionar suporte para coisas como rotação automática da tela.
As compilações atuais usam o compositor x11, mas o plano é mudar para Wayland após o lançamento do Xfce 4.20, o que provavelmente acontecerá em 2024.
As compilações do PineTab , por sua vez, usam um kernel Linux desenvolvido pela equipe Mobian e suporta aotu-rotation, rede USB, áudio e outros recursos básicos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Rhino Linux 2023.1
As imagens ISO do Rhino Linux 2023.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distro, onde há imagens para computadores tradicionais (x86_64), para dispositivos PINE64 e para Raspberry Pi (ARM64).
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux