RHEL9 terá um melhor suporte aos processadores modernos

De acordo com o site Phoronix, o RHEL9 terá um melhor suporte aos processadores modernos. Conheça os planos da Red Hat para alcançar essa meta.

Como relatado há quase um ano pelo site Phoronix, a Red Hat estava olhando para a possibilidade de abandonar o suporte de CPU x86_64 mais antigo do Red Hat Enterprise Linux 9 e agora temos uma ideia melhor de seus planos para fornecer melhor o RHEL9 aos processadores modernos.

RHEL9 terá um melhor suporte aos processadores modernos

RHEL9 terá um melhor suporte aos processadores modernos

Seguindo o trabalho nos últimos meses por desenvolvedores de código aberto nos níveis de recursos da microarquitetura x86-64 para os conjuntos de ferramentas do compilador, para o Red Hat Enterprise Linux 9 o plano é assumir uma base de pelo menos x86-64-v2.

O nível de recurso x86-64-v2 assume no topo das instruções base x86-64 são CMPXCHG16B, LAHF-SAHF, POPCNT, SSE3, SSE4.1, SSE4.2, SSSE3.

Isso basicamente aumenta o requisito de nível de recursos do processador para cerca de Intel Nehalem – portanto, o suporte ainda é muito liberal e deve permitir que as CPUs Intel/AMD na última década funcionem com RHEL9, com apenas as CPUs AMD64 originais mais antigas perdendo.

A Red Hat não optou por x86-64-v3 já que isso supõe pelo menos AVX. O RHEL9 está planejando descontinuar o suporte para as CPUs x86-64 mais antigas.

Portanto, o plano atual agora é usar x86-64-v2 como o nível de microarquitetura básico para construir pacotes do Red Hat Enterprise Linux 9.

Ser capaz de sempre assumir e construir com SSE4, POPCNT e outras instruções ajudará a oferecer um melhor desempenho pronto para uso.

Embora a Red Hat já tenha feito algum trabalho com Multi-Versioning de função para permitir caminhos de código otimizados dependendo das CPUs em tempo de execução, com o trabalho glibc-hwcaps em andamento eles também estão procurando carregar bibliotecas RHEL9 otimizadas para CPUs mais novas também.

Mas com o trabalho do glibc-hwcaps ainda pendente, isso ainda não é garantido para o RHEL9.

Consulte este artigo do site Phoronix em glibc-hwcaps para obter mais detalhes sobre esse esforço.

Esperamos que este trabalho se estabilize a tempo para que o RHEL9 ajude a explorar o melhor desempenho pronto para uso.

No momento, o Fedora não está fazendo as mesmas mudanças fora de seu esforço “Enterprise Linux Next”, mas aposto que em um futuro não muito distante eles farão o mesmo para ajudar na verificação das mudanças para o RHEL9.

Mais detalhes sobre a linha de base da arquitetura x86-64 atualizada para RHEL9 por meio do RHEL developer blog.

Sair da versão mobile