E foi lançado o RHEL 9 Beta com melhorias no console web Cockpit, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distro para testar.
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.
Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.
A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.
Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.
Agora, a Red Hat anunciou o primeiro beta público do próximo Red Hat Enterprise Linux 9 (RHEL 9) beta, incorporando um semestre de melhorias para esta distribuição de Linux empresarial principal.
Novidades do RHEL 9 Beta
Essa nova versão de desenvolvimento é construída a partir do CentOS Stream. Ele termina a migração do Python 2 para o Python 3. O novo beta também oferece binários menores devido à otimização do tempo de link.
O Red Hat Enterprise Linux 9.0 traz melhorias para seu console da web Cockpit, incluindo a capacidade agora de aplicar patches ativos do kernel a partir do console da web.
RHEL 9 Beta também tem perfis de segurança adicionais, suporte OpenSSL 3 integrado, integração IMA, login de senha raiz SSH finalmente desabilitado por padrão, melhorias no desenvolvimento de contêineres e muito mais.
Há também uma grande variedade de pacotes atualizados, como o uso do GCC 11 como compilador de sistema padrão, Python 3.9, LLVM 12 e outras atualizações.
Link Time Optimization (LTO) está habilitado no Red Hat Enterprise Linux 9, e o sistema vem com vários pacotes que são construídos com ele.
Como resultado, os aplicativos têm binários menores e mais rápidos e permitem uma inspeção mais profunda do código-fonte no momento da compilação.
Isso pode melhorar os diagnósticos GCC para possíveis erros de codificação, como violações de One Definition Rule (ODR).
Go 1.16 traz suporte para o novo pacote embed, permitindo que os desenvolvedores agrupem arquivos de dados de suporte em seus programas Go e simplifiquem o desenvolvimento com Go.
Com o Go 1.16, os módulos são habilitados por padrão, tornando as dependências de idioma mais fáceis de gerenciar.
Além disso, existem também várias outras melhorias e otimizações de desempenho. Com o conjunto de ferramentas LLVM 12 mais recente, os desenvolvedores podem tirar proveito de ferramentas mais recentes e da compatibilidade com outros códigos criados com versões compatíveis do LLVM/Clang.
Uma mudança significativa na arquitetura é que o Red Hat Enterprise Linux 9 foi desenvolvido a partir do CentOS Stream.
Espera-se que o Red Hat Enterprise Linux 9.0 seja lançado oficialmente em 2022.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o RHEL 9 Beta
O download do RHEL 9 Beta requer uma conta Red Hat, que inclui o acesso gratuito ao programa Red Hat Developer.
A imagem ISO do RHEL 9 Beta já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 30 dias.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux